Gente, nessa aí tenho que concordar com o Guima, não acho que ele esteja falando besteira, não. A Vitus sempre me pareceu muito mais uma weizen power up do que uma weizenbock, uma espécie mesmo de double-weiss que o Tiago sugeriu aí em cima. Tudo bem que o SRM de uma weizenbock varie de 12 a 25, mas mesmo assim ela está fora do padrão, pois o BJCP diz pra weizenbock "appearance: dark amber to dark, ruby brown in color". A Vitus passa BEM longe disso, não chegando nem a âmbar, que dirá a âmbar escuro ou castanho escuro avermelhado.
Segundo, não creio tratar-se apenas da cor, mas o aroma e o sabor tb remetem mais a uma weizen, pois não há traços de "rich, bock-like melanoidins and bready malt combined with a powerful aroma of dark fruit (plums, prunes, raisins or grapes)." Eu sinto apenas o cravo e a banana (tb esperados de acordo com o BJCP), mas que novamente fazem com que a Vitus me lembre mais uma weizen do que uma weizenbock. O mesmo se dá no sabor.
Pra mim ela só se enquadra como Weizenbock no teor alcoólico mais elevado e no corpo, bem mais robusto do que numa weiss. É uma ótima cerveja, mas creio que destoa do estilo, ao menos como é descrito pelo BJCP. Mas por mim blz, pq eu não dou nota levando muito em conta o estilo (normalmente apenas reduzo pontos em "conjunto" quando destoa demais), senão as SAL, quando limpas de off-favors, teriam que ter uma nota bem mais elevada, o que na minha cabeça é inexeqüível.