Armazenagem correta de garrafas com rolha

Mais
14 anos 11 meses atrás #23695 por Renato Dell
André Silva escreveu:

Outra dúvida:
Vinhos oxidam também ?

Tanto oxida que vinho oxidado é vinagre! Etanol - álcool, pros íntimos - oxidado vira ácido etanóico. Justamente por isso que é bom guardar em um lugar arejado sem altas temperaturas, porque o calor também oxida. É só ver uma das formas de fazer vinagre, que é reduzir o vinho a aproximadamente 1/4 do seu volume inicial.
Mais
14 anos 11 meses atrás #23698 por André Silva
Ok.. vamos aos fatos então:

1 - Deixar a garrafa deitada aumenta o contato com ar possibilitando oxidação, devido a isso, deve-se deixar em pé para evitar esse contato

2 - Vinhos sempre são guardados deitados

Seguindo a linha lógica, os vinhos deveria ser guardados em pé também, correto? :)

Gosta de cerveja e de viagem? Visite meu blog! www.TravelAndBeer.com
www.twitter.com/andre_silva_84
Mais
14 anos 11 meses atrás #23702 por Renato .
André depende muito do vinho e do tempo para consumo

Retração de rolha de cortiça não acontece em meses mas sim por longos anos. Se for vinho para pronto consumo coisa que vc compra hoje e vai beber em breve, EU deixaria em pé.
Se bem que o mesmo vale para oxidação, não é do dia para noite.
Ai vai mais de disponibilidade de espaço e gosto do freguês.

Mas as cerveja eu indico deixa-las em pé sim, inclusive as damas do lago da Milu. Não tem nem 1 ano, o cortiça naum vai se retrair tão fácil.
No casso das Chimay, das Urthel, das La Trappe, Unibrou, todas as rolhas são sinteticas, então naum tem problema naum
Mais
14 anos 11 meses atrás #23704 por André Silva
Renato . escreveu:

No casso das Chimay, das Urthel, das La Trappe, Unibrou, todas as rolhas são sinteticas, então naum tem problema naum

Sinteticas renato ?
Manjo nada de rolhas, mas visualmente elas são iguais as de cortiça, certo ? Achei que sintéticas eram aquelas quem vem em alguns vinhos mais baratos, que é tipo um plastico poroso... parece um isopor mais resistente.

Gosta de cerveja e de viagem? Visite meu blog! www.TravelAndBeer.com
www.twitter.com/andre_silva_84
Mais
14 anos 11 meses atrás #23708 por Renato .
Sinética que eu digo eh que ela naum eh 100% cortiça

Se vc olhar bem uma rolha de um Chimay e de um vinha são BEM diferentes

Para quem nunca viu coloco imagens que dizem mais que palavras, lembram-se que o forum naum carrega as imagens, portanto clique no link

Rolha de chamapnhe (repare que você percebe asw camadas de cortiça
vouevolto.files.wordpress.com/2010/03/ch...-capsula-e-rolha.jpg

Rolha de plastico (geralmente de vinho podre)
www.giacomin.com.br/rolha.jpg

Rolha estilo chimay (essa eh da meantime) veja que ela é uma materia homogenea, provavelmente algum composto a base de cortiça
1.bp.blogspot.com/_GWJa3LZZXhk/ScUwYQpIP...85bw/s320/rolha2.jpg
Mais
14 anos 11 meses atrás #23730 por Milu Lessa
Continuo com a mesma dúvida do André: se guardar a bebida deitada aumenta a velocidade da oxidação, p q diabos vinhos são tradicionalmente guardados na horizontal? Não deveriam ficar na vertical, como as cervejas? :blink:
Tempo para a criação da página:0.497 segundos