Qual é a terceira fermentação ???

Mais
14 anos 3 meses atrás #23291 por Claudinei  
Valeu, Marcussi, fiz a pergunta porque em minha cabeça as leveduras de alta só ficam ativas em temperaturas maiores e as de baixa em temperaturas menores. A exceção, penso eu, fica por conta dos estilos híbridos, onde se usa um fermento de baixa a uma temperatura mais elevada, mas não imaginei que o oposto seria possível, e ainda com uma diferença tão grande de temperatura.
Mais
14 anos 3 meses atrás #23292 por André Silva
Eu ía perguntar a mesma coisa... como é possivel fermentar a -1ºC ?
Mas OK, respondido =)

Mesmo após todo esse trabalho, varias fermentações e tempo de maturação... a Duvel consegue ser uma cerveja sem graça!
OK, logo menos o pessoal vai começar a me apedrejar, mas na boa, acho que falta MUITA complexidade na Duvel.

Gosta de cerveja e de viagem? Visite meu blog! www.TravelAndBeer.com
www.twitter.com/andre_silva_84
Mais
14 anos 3 meses atrás #23293 por João Gabriel Margutti Amstalden
Alexandre Marcussi escreveu:

Tom, não sei se não existe controle de temperatura ou se ela é gradualmente aumentada e diminuída ao longo dessa fermentação, mas de forma controlada (que foi o que eu imaginei). E, Claudinei, eu imagino que essa segunda fermentação a -1ºC produza bem poucas das características típicas de ale. Talvez sirva para dar uma "limpada" e ocasionar uma maior atenuação. Mas é só um palpite, eu não sei mesmo.

Essas informações saíram do livro do Michael Jackson (Great beers of Belgium), mas ele infelizmente não dá mais detalhes técnicos.

Talvez seja por causa desta segunda fermentação, que a Duvel apesar de ter um teor alcólico elevado, seja uma breja suave.

Gastronomia com cerveja > www.panelademalte.blogspot.com
Mais
14 anos 3 meses atrás #23298 por Renato .
Geralmente os cervejeiros baixam a temperatura no final da fermentação para colocar o fermento em hibernação e para sedimentar mais, dando uma cerveja mais translúcida.

Lembrando que se por um acaso o fermento ficar ate o fim da sua vida, quando ele morra ele libera aromas indesejados, por isso coloca-los para hibernar eh uma boa
Mais
14 anos 3 meses atrás #23304 por Alexandre Almeida Marcussi
André Silva escreveu:

Mesmo após todo esse trabalho, varias fermentações e tempo de maturação... a Duvel consegue ser uma cerveja sem graça!
OK, logo menos o pessoal vai começar a me apedrejar, mas na boa, acho que falta MUITA complexidade na Duvel.

É, vou ter de discordar. Acho que ela não deve complexidade a nenhuma strong ale belga mais intensa, é só que ela tem bem mais sutileza do que a maioria delas.

João, também acho que esse regime de fermentação colabore com a delicadeza da Duvel. As várias fermentações devem ajudar a aumentar a atenuação. Mas também não se pode esquecer que ela usa uma boa porcentagem de adjuntos para obter aquele corpinho leve e seco.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
14 anos 3 meses atrás - 14 anos 3 meses atrás #23308 por André Silva
Putz Marcussi, devo ter algum problema cara.
A maioria das pessoas que conheço adora Duvel.
A primeira que tomei foi uma rolhada de 750ml, estava péssima, joguei pelo ralo.
A segunda tentativa foi uma pequena de 330ml, achei sem graça.
A terceira foi na Belgica em um restaurante, também achei sem graça!

Veja, não é uma cerveja ruim, é uma boa cerveja, só acho que no estilo dela as concorrentes tem um diferencial a mais.

Voltando ao tópico, obrigado pela explicação, não sabia que tinham tantas cervejas com tripla fermentação!

Gosta de cerveja e de viagem? Visite meu blog! www.TravelAndBeer.com
www.twitter.com/andre_silva_84
Ultima edição: 14 anos 3 meses atrás por André Silva.
Tempo para a criação da página:0.469 segundos