Duvida sobre estilo Dubbel, Tripel e Quadrupel

Mais
13 anos 3 semanas atrás #36526 por Rodrigo Possert Costa Pacheco
Então, se não é o que ouvi falar (quantidade de malte na cerveja), o que seria? Alguém poderia explicar exatamente? Sempre achei estranha mesmo essa relação entre as cervejas.
Mais
13 anos 3 semanas atrás #36558 por Alexandre Almeida Marcussi
De acordo com Michael Jackson, esses nomes vêm do costume da nomenclatura das abadias medievais. Na época, as abadias produziam cerveja fazendo três "lavagens" dos mesmos grãos (pensem em um coador de café que você passa três vezes seguidas). A primeira lavagem produzia a cerveja com maior extrato primitivo, e maior teor alcoólico. Essa cerveja era marcada, no tanque, com XXX. A segunda lavagem produzia uma cerveja com teor alcoólico um pouco mais fraco, cujo tanque era marcado com XX. A terceira lavagem produzia uma cerveja fraquinha, que era marcada com X. Da quantidade de X nos tanques veio a denominação: "tripel", "dubbel" e "singel". Ou seja, a questão era o extrato primitivo.

A denominação "quadruppel" não existia antes do século XX, e foi criada a partir da extrapolação desse sistema medieval de nomeclatura.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
13 anos 3 semanas atrás #36559 por Rodrigo Possert Costa Pacheco
Interessante, amigo! Muito interessante! Obrigado pela informação!
Mais
13 anos 2 semanas atrás #36639 por David Brun
Ainda, segundo o Michael Jackson, a primeira tripel "dourada" (golden) foi feita no periodo pós-guerra como uma tentativa dos produtores de ales fortes de competir com as cervejas jeitão pilsen-lager claras. Depois o estilo foi popularizado pela Westmalle Tripel e a partir daí tido como modelo original para as subseqüentes cervejas tripel.
Mais
13 anos 2 semanas atrás #36653 por Luis Domingos
Eu sempre tive dúvidas entre as Dubbel, Dark Ale e Brunne...

Qual a diferença entre elas? Em questão de gosto, eu sempre achei que elas fossem a mesma coisa mas com nomenclatura diferente.

Mas após comprar a belga Affligem Dubbel (que por sinal é horrível, na minha humilde opinião), vi que dizia em seu rótulo: "Double Brune".

Qual é a diferença?

Ela possuía cor e corpo parecido com outras Dubbel a exemplo da La Trappe Dubbel, Leffe Brune, Chimay Red e Maredsous Brune... sendo que a Maredsous Brune é a que tem o maior teor alcoólico delas...

Então, qual seria a diferença?

Agradecido.

*a.d.i.d.a.s.
Mais
13 anos 2 semanas atrás #36656 por Claudinei  

Luis Domingos escreveu: Eu sempre tive dúvidas entre as Dubbel, Dark Ale e Brunne...

Qual a diferença entre elas? Em questão de gosto, eu sempre achei que elas fossem a mesma coisa mas com nomenclatura diferente.

Mas após comprar a belga Affligem Dubbel (que por sinal é horrível, na minha humilde opinião), vi que dizia em seu rótulo: "Double Brune".

Qual é a diferença?

Ela possuía cor e corpo parecido com outras Dubbel a exemplo da La Trappe Dubbel, Leffe Brune, Chimay Red e Maredsous Brune... sendo que a Maredsous Brune é a que tem o maior teor alcoólico delas...

Então, qual seria a diferença?

Agradecido.

*a.d.i.d.a.s.

Acho que é só uma questão de nomenclatura mesmo. O nome do estilo é Belgian Dubbel, se a cerveja estiver dentro dos parâmetros (SRM, ABV, IBU, tipo de fermentação, etc) ela será considerada como pertencente a este estilo, independente se a mesma se chamar "Brune", "Double Brune", "Dark", ou qualquer outro nome.

Das que você citou, prefiro a La Trappe. Ótima cerveja!
Tempo para a criação da página:0.442 segundos