Duvida sobre estilo Dubbel, Tripel e Quadrupel

Mais
14 anos 5 meses atrás - 14 anos 5 meses atrás #20858 por André Silva
Olá :)
Uma dúvida que tenho a algum tempo.
Aqui no site, as descrições para dubbel, tripel e quadrupel são as seguintes:

DUBBEL: Cerveja do tipo Ale na qual o mestre cervejeiro adiciona o dobro da quantidade de malte do que uma cerveja “comum”.

TRIPEL: Cerveja na qual se adiciona três vezes mais malte do que em uma cerveja “comum”

ABT/QUADRUPEL: São cervejas mais escuras e mais ricas, utilizando o quádruplo de malte do que em uma cerveja “comum”

Realmente a diferença é assim tão simples ? Eu acho que não.
Se formos pensar dessa maneira, quadrupel seria a dubbel com o dobro de malte, e creio que não é só isso. Compare uma La Trappe Dubbel com uma La Trappe Quadrupel que fica evidente que tem muita coisa a mais do que o dobro de malte.

A Tripel Karmeliet por exemplo não é 3x mais malte, e sim 3 maltes diferentes.

Pergunto: O que realmente define estes estilos? :blink:

Gosta de cerveja e de viagem? Visite meu blog! www.TravelAndBeer.com
www.twitter.com/andre_silva_84
Ultima edição: 14 anos 5 meses atrás por André Silva.
Mais
14 anos 5 meses atrás #20859 por João Gabriel Margutti Amstalden
André, até onde eu sei o malte influencia em muitas coisas na cerveja, como cor, sabor e também quanto mais tivermos dele o fermento irá agir de outra maneira. Produzindo mais álcool acho...

Não sei, mas acho que duplicar/triplicar a quantidade de malte, faz uma diferença muito maior do que parece...

Gastronomia com cerveja > www.panelademalte.blogspot.com
Mais
14 anos 5 meses atrás #20864 por André Silva
Sim João, sem dúvida que o malte influência totalmente na cor e sabor. Mas o que digo é que não acho que seja apenas a quantidade de malte. se fosse assim, uma tripel seria similiar a uma dubbel, porém as dubbels são de cor marrom e as tripels são palidas, mostrando que o malte não foi muito torrado.
No próprio BJCP, ele mostra as diferentes sensações e aspectos de uma dubbel para um tripel. Esses aspectos não conseguiriam ser atingidos apenas aumentando a dose de malte.

Mais
14 anos 5 meses atrás #20869 por Pedro Fraga
Esse é um assunto sempre polêmico.

Mas até onde eu sei, é apenas uma nomenclatura de cervejas de abadia e não corresponde a quantidades de malte utilizado(ou número de fermentações, como já ouvi por aí também).
Mais
14 anos 5 meses atrás #20870 por André Silva
Também já ouvi essa de ser numero de fermentações.
Imagina uma Quadrupel com 4 fermentações!!! :blink:

Mais
14 anos 5 meses atrás #20884 por Renato .
Bom vale frisar que a Quadrupel é uma Belgian Specialty Ale (16E)
ou seja pode qual quer coisa, e obviamente que na La Trappe tem vários adjuntos extras

A dubel e a tripel são sub estilos do Belgian Strong Ale (18)
18B. Belgian Dubbel
18C. Belgian Tripel

Obviamente teremos MUITAS diferenças tendo em vista que uma eh BLOND e outra DARK. Vale tb lembrar que as cervejas da escola Belga, não seguem uma lei de pureza como as da escola Alemã, sendo assim temos MUITOS outros adjuntos além do malte, lupulo, agua e fermento. Tudo isso pode dar MUITAS sensações diferentes na cerveja.
Levando tudo isso em conta, obviamente que a diferença não é simples como esta no guia do brejas, mas esse guia é uma introdução, destinado a iniciantes no mundo cervejeiro.
Tempo para a criação da página:0.474 segundos