Olá João Ricardo, e bem-vindo!
Pelo que percebi, você começou "com tudo" neste mundo e vem mostrando grande interesse em aprender mais. Vi também que, em mais de um tópico, manifestou essa dúvida quanto a degustação. Pois bem, primeiro devo te dizer que já foram criados alguns tópicos sobre este mesmo assunto por aqui pelo Fórum. Tente dar uma "fuçada" que você vai encontrá-los.
Contudo, para não deixa-lo totalmente sem resposta, eu diria, como primeira dica, que você pare de se preocupar tanto com medidas e/ou sequências de degustação. Basicamente, cada um cria o seu caminho e o resultado final será sempre semelhante. Em outras palavras, você pode tanto começar de forma mais conservadora, degustando vários rótulos de apenas um mesmo estilo, quanto de forma mais extravagante, provando várias cervejas diferentes. O importante é provar.
Neste mundo "cervejeiro" seria hipocrisia da minha parte se eu te dissesse que beber não é importante. É importante SIM. Muito do que eu sei (e eu sei pouco ainda, ok?) se deve a prática, isto é, provar (= beber mesmo) diferentes cervejas. É claro que um estudo mais aprofundado (= leitura da literatura especializada) é tão importante quanto, mas de que adiantaria eu conhecer muitos estilos de cabeça, se eu não os conhecer com os meus sentidos (visão, olfato, paladar...)?
Enfim, espero ter começado a te ajudar. Do mais, basta percorrer o Fórum e o próprio Site como um todo para encontrar muita coisa bacana. Cheers!