Malzbier

Mais
14 anos 5 meses atrás - 14 anos 5 meses atrás #16481 por Mauricio Beltramelli
Respondido por Mauricio Beltramelli no tópico Re:Malzbier
Boa pergunta!

Em várias localidades da Alemanha, onde a Malzbier foi engendrada — e vejam que não se trata de um estilo de cerveja do BJCP — a Malzbier é oferecida às crianças. Embora a nós, brasileiros, a prática pareça chocante, eis que vivemos sob o jugo americano do politicamente correto, lembremos que os germânicos encaram a cerveja mais como alimento do que como bebida demoníaca e destruidora de caráteres, lares e reputações.

Mas há outra explicação, essa mais técnica. A Malzbier alemã (o termo deriva de malt beer, ou cerveja de malte) é geralmente enquadrada na categoria das brejas sem álcool, ou com uma concentração não maior do que 0,5% ABV. Tal se dá porque sua fermentação é feita em temperaturas muito baixas, quase ao ponto do congelamento. Nessa condição, as leveduras ficam “adormecidas”, embora haja açúcar de sobra a metabolizar no mosto cervejeiro. Após essa “micro” fermentação, a cerveja é filtrada e pasteurizada, eliminando as leveduras, que nem chegaram a trabalhar muito. O resultado é uma cerveja muito doce, e puxada aos maltes torrados das quais é feita.

No Brasil, porém, a coisa acabou acontecendo de uma maneira um pouco diferente. A Malzbier brasileira é, muitas vezes, produto com adição de flavorizante caramelo em um lote de brejas “pilsen” (ou, tecnicamente, standard american lager) que acabou ficando fora do padrão de fabricação, tudo para disfarçar as pequenas imperfeições e poder vender tranquilamente uma cerveja docinha aos incautos.

Vejam:

www.germanbeerinstitute.com/Malzbier.html
Ultima edição: 14 anos 5 meses atrás por Mauricio Beltramelli.
Mais
14 anos 5 meses atrás - 14 anos 5 meses atrás #16482 por tiago lucas
Respondido por tiago lucas no tópico Re:Malzbier
Gostei da idéia do Mauro! Você tem toda razão, a Malzbier não deixa de ser uma cerveja extrema. Mas como o paladar doce é ententendido como algo vinculado a infância, não haveria uma cerveja, com um rótulo descolado, dizendo "esta é a cerveja mais doce do mundo"!

Maurício, é bobagem dizer que a cultura americana é "politicamente correta". São, na verdade, muitas as culturas americanas (ou estadunidenses) e o termo "politicamente" correto denota que as pessoas realmente se interessariam por política, pela "polis" , pela "coisa pública", o que tanto aqui como lá está longe de acontecer!

No mais obrigado pelas explicações!
Ultima edição: 14 anos 5 meses atrás por tiago lucas.
Mais
14 anos 5 meses atrás - 14 anos 5 meses atrás #16488 por Milu Lessa
Respondido por Milu Lessa no tópico Re:Malzbier
Olha o Mau aí elucidando a galera! Obrigada pelas explicações! E Lucas, acho que ele usou politicamente correto no sentido trivial do termo (como normalmente vejo sendo empregado), que inclusive quase não tem a ver com política no sentido original que vc colocou, mas com ser certinho, não fazer nada de errado, sempre com uma preocupação quase mórbida de não ofender ninguém, de fazer tudo nos conformes. Exs: dizer deficiente visual ao invés de cego, obeso ao invés de gordo, drogadito ao invés de viciado, etc. Na gringolândia isso chegou a um extremo tão grande que nem os anões vc pode chamar disso, o certo agora é little people; e Deus te proteja se vc chamar algum mentally challenged de retard... :ohmy:
Ultima edição: 14 anos 5 meses atrás por Milu Lessa.
Mais
14 anos 5 meses atrás #16493 por tiago lucas
Respondido por tiago lucas no tópico Re:Malzbier
Eu entendi Milu. Mas também acho que isto que é chamado, estranhamente de "politicamente correto" pode ser só gentileza.

Qual o problema de não querer ofender um gordo (anão e etc.), de realmente não se importar pelo peso de uma criatura e usar um termo diferente ao se direcionar a ela, para que ela não fique puta da vida? :blink:

As vezes criticar o 'politicamente correto" é só coisa de pessoas arrogantes (não é, tenho certeza, o caso do Beltramelli que sempre foi educado aqui). Mas sei lá, não gosto deste uso negativo de "politicamente correto". ;)

Isto descontando uma interpretação literal do termo.
Mais
14 anos 5 meses atrás - 14 anos 5 meses atrás #16494 por Milu Lessa
Respondido por Milu Lessa no tópico Re:Malzbier
Tiago, não vejo nada de errado com gentileza, pelo contrário. O problema com o politicamente correto é que muitas vezes ele vem embalado em hipocrisia, muda-se o termo com que se refere a certas pessoas, mas não se muda a mentalidade claudicante; dessa forma vc apenas camufla o preconceito/discriminação. Pq, sinceramente, o que adianta uma pessoa se dirigir aos gays como homossexuais, se dentro de sua mente ela pensa: malditos viados e é contra o casamento gay? Temos que mudar a mentalidade errônea das pessoas, não apenas o jeito como nos dirigimos aos outros. Pra mim, o politicamente correto é muitas vezes um sintoma desse descompasso entre o que se diz e o que verdadeiramente se pensa, e por isso, de uma forma geral, não me agrada muito. :unsure:
Ultima edição: 14 anos 5 meses atrás por Milu Lessa.
Mais
14 anos 5 meses atrás #16495 por Jean Chris
Respondido por Jean Chris no tópico Re:Malzbier
Indenpendente de qualquer coisa, o aprendizado em relação a este estilo brasuca está sendo muito útil neste tópico. Como sempe o "Maurição" em suas aparições "especiais" deixou uma aula para nós. E ponto.
Tempo para a criação da página:0.382 segundos