Eisenbahn. A cervejaria do "quase"?

Mais
14 anos 11 meses atrás #13199 por Diogo Sabido
Às vezes me sinto um tanto quanto chato, mas não consigo achar que a Eisenbahn faça cervejas com C maiúsculo.

Todos os estilos que já provei da marca, penso, que ficam no quase. Acredito que a cervejaria talvez tenha medo de ousar e criar um produto marcante.

Acho uma constante da marca a boa drinkability e acredito que seja algo de caso pensado. Talvez uma forma de fazer com que o bebedor inexperiente acredite estar se deparando com um produto diferenciado e daí sair a fazer o boca-a-boca: "essa Eisenbahn é boa"...

Grande parte da minha argumentação parte de quando comparo por exemplo brejas (européias por exemplo) de um estilo com sua similar da Eisenbahn: a Eisenbahn nunca "agride", no bom sentido, não é marcante...

Vejo muitas avaliações positivas de cervejas Eisenbahn e às vezes temo que esteja sendo chato.

Qual a opinião dos confrades?
Mais
14 anos 11 meses atrás #13200 por Alexandre Almeida Marcussi
Discordo veementemente. Acho que a Eisenbahn faz algumas das cervejas mais bem-resolvidas e interessantes do mercado nacional, dentro dos seus estilos. E com a vantagem de praticar preços invejavelmente acessíveis. Há pelo menos 4 rótulos da Eisenbahn que se destacam em seus respectivos estilos: a Weizenbock (uma das minhas cervejas nacionais preferidas de todos os tempos, e que não faz feio em comparação com nenhuma alemã), a Dunkel (uma Schwarzbier muito bem feita e harmônica), a 5 Anos (uma receita ousada, a meu ver) e a Pale Ale (uma Belgian pale ale que para mim é superior à Palm, que é considerada como referência do estilo). Esses são 4 rótulos que eu repito com alguma frequência (porque inclusive o preço e a distribuição das danadas são bons). Cervejas com C maiúsculo, na minha opinião.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
14 anos 11 meses atrás #13201 por Lucas F. Zurwellen
Estou com o Marcussi, a Pale Ale deles está entre as minhas preferidas sem duvida e ainda sou adorador da Weizenbier, principalmente na pressão, que considero até hoje uma das melhores Weiss que tomei.

"A VIDA É MUITO CURTA PARA BEBER CERVEJA BARATA." (DAVID RAINS WALLACE) - Coleção de Tampas , Copos , Rótulos e Garrafas & Outros Artigos !
  • um visitante
Mais
14 anos 11 meses atrás #13205 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Eisenbahn. A cervejaria do "quase"?
É Diogo, é possível que esteja sendo chato mesmo ! Rsss...

Além da 5 e da Weizenbock destaco a Rauchbier e a Strong Golden Ale que considero muito boas. O que me agrada da Eisenbahn, além do preço e da boa distribuição, é a "ousadia" de produzir cervejas "raras" como a já citada Rauch e as champenoise, bem como o Bierlikör, que não é bem uma cerveja. Ponto também para a Pilsen Natural, não por ser uma cerveja de extrema qualidade mas por ser meio que uma inovação pelo fato de ser orgânica.
Mais
14 anos 11 meses atrás - 14 anos 11 meses atrás #13206 por Fernando M Pacheco
Minha primeira reação quando falam mal da Eisenbahn e querer defende-la. Afinal, se não fosse pelas cervejas Eisenbahn, talvez eu ainda seria um brahmeiro.

Mas hoje em dia já não tenho mais essa fascinação por elas. Não me entendam mal, eu ainda tomo das Eisenbahn regularmente, são cervejas corretas e acessíveis, até ousadas dentro do panorama cervejeiro doméstico. Porem, tenho a impressão há sempre alguma caraterística nelas que me incomoda.

O primeiro exemplo é a Eisenbahn 5. Adoro as cervejas mais lupuladas. Porém o amargor da 5 por muitas vezes me lembra chá mate ou chá preto, que para mim não combinam muito com cerveja. Mas continuo tomando...

A Strong Golden Ale tem o sabor caramelo exageradamente pronunciado para o meu gosto. Acho ela enjoativa, tomo uma e demoro semanas para abrir outra.

A Weizenbock sempre gostei muito. Mas toda vez que tomo me parece mais doce que da vez anterior. Seu sabor está sempre proximo de alguma fruta seca. Seja a banana passa ou figo seco, o dulçor acaba encobrindo sua complexidade.

A Pale Ale é para mim a session beer da Eisenbahn. Poderia toma-la aos litros. Não é uma cerveja de grande personalidade, mas considero a ale nacional de maior drinkability. Gostaria de encontra-la na pressão com mais frequência.

Eu até coloco defeito, mas ainda invisto frequentemente nestas queridas Eisenbahn.
Ultima edição: 14 anos 11 meses atrás por Fernando M Pacheco.
Mais
14 anos 11 meses atrás - 14 anos 11 meses atrás #13207 por Alexandre Almeida Marcussi
Acho que o fato de a fascinação pela Eisenbahn diminuir com o tempo é meio que "natural" na medida em que é a cerveja artesanal mais acessível do Brasil e, por isso, é aquela que a maioria das pessoas toma com maior frequência. O sentimento de "novidade" se esgota mais rapidamente. Eles têm corretamente compensado isso com o lançamento de receitas sazonais e, principalmente, com o Concurso Mestre Cervejeiro, que continua dando alguma vitalidade à linha (pena que o preço seja tão estratosférico).

Claro que existem algumas cervejas que não se destacam, o que é natural; é difícil produzir uma linha extensa apenas com cervejas excelentes. Mas acho que a Eisenbhn possui pelo menos alguns rótulos ótimos em sua linha regular.

A 5 Anos tem um amargor equilibrado - poderia ser mais limpo? Sim, poderia, mas várias cervejas lupuladas são mais "duras" que ela, e ela tem bom bouquet sem cair para um lado de frescor lupulado que a aproximaria talvez mais das pale ales ou IPAs. A Weizenbock é doce na medida em que o estilo pede doçura, e ela opta por um perfil mais intenso e nutritivo. Mas eu gosto até mais dela do que a Aventinus, por exemplo (e infinitamente mais do que da Erdinger Pikantus). A Pale Ale, a meu ver, é uma boa session beer com paladar definido, amargor equilibrado e com uma complexidade bem interessante se considerarmos o estilo. Antigamente eu não dava muito pela Dunkel, mas acabei me rendendo ao fato de que, apesar de simples, ela é bem feita e harmônica. A Pilsen eu considero uma das American lagers mais legais do mercado. Assim como o Lucas, eu considero a Weizen deles no nível das boas alemãs, embora eu não seja chegado no estilo. A Rauchbier não faz minha cabeça, mas isso porque a comparação com a Bamberg é cruel; por si mesma, ela é uma boa cerveja e num estilo ousado. A Strong Golden Ale realmente deixa um pouco a desejar para mim, porque ela é muito mais encorpada, densa e adocicada do que o estilo demanda. Por outro lado, isso lhe dá personalidade; é uma boa cerveja introdutória para muita gente.

E a Eisenbahn tem uma qualidade que faz com que seja sempre uma boa pedida (embora nem sempre aquilo que vc está querendo beber): ela raramente apresenta defeitos sérios. É uma das poucas cervejarias nacionais em que raramente se encontram traços relevantes de DMS, por exemplo (junto com a Colorado e, talvez, a Bamberg) - e isso para mim conta muitos pontos. Tenho preferido tomar cervejas simples mas bem-resolvidas, sem defeitos, a cervejas pretensiosas mas comprometidas por problemas de produção.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Ultima edição: 14 anos 11 meses atrás por Alexandre Almeida Marcussi.
Tempo para a criação da página:0.392 segundos