Acho que o fato de a fascinação pela Eisenbahn diminuir com o tempo é meio que "natural" na medida em que é a cerveja artesanal mais acessível do Brasil e, por isso, é aquela que a maioria das pessoas toma com maior frequência. O sentimento de "novidade" se esgota mais rapidamente. Eles têm corretamente compensado isso com o lançamento de receitas sazonais e, principalmente, com o Concurso Mestre Cervejeiro, que continua dando alguma vitalidade à linha (pena que o preço seja tão estratosférico).
Claro que existem algumas cervejas que não se destacam, o que é natural; é difícil produzir uma linha extensa apenas com cervejas excelentes. Mas acho que a Eisenbhn possui pelo menos alguns rótulos ótimos em sua linha regular.
A 5 Anos tem um amargor equilibrado - poderia ser mais limpo? Sim, poderia, mas várias cervejas lupuladas são mais "duras" que ela, e ela tem bom bouquet sem cair para um lado de frescor lupulado que a aproximaria talvez mais das pale ales ou IPAs. A Weizenbock é doce na medida em que o estilo pede doçura, e ela opta por um perfil mais intenso e nutritivo. Mas eu gosto até mais dela do que a Aventinus, por exemplo (e infinitamente mais do que da Erdinger Pikantus). A Pale Ale, a meu ver, é uma boa session beer com paladar definido, amargor equilibrado e com uma complexidade bem interessante se considerarmos o estilo. Antigamente eu não dava muito pela Dunkel, mas acabei me rendendo ao fato de que, apesar de simples, ela é bem feita e harmônica. A Pilsen eu considero uma das American lagers mais legais do mercado. Assim como o Lucas, eu considero a Weizen deles no nível das boas alemãs, embora eu não seja chegado no estilo. A Rauchbier não faz minha cabeça, mas isso porque a comparação com a Bamberg é cruel; por si mesma, ela é uma boa cerveja e num estilo ousado. A Strong Golden Ale realmente deixa um pouco a desejar para mim, porque ela é muito mais encorpada, densa e adocicada do que o estilo demanda. Por outro lado, isso lhe dá personalidade; é uma boa cerveja introdutória para muita gente.
E a Eisenbahn tem uma qualidade que faz com que seja sempre uma boa pedida (embora nem sempre aquilo que vc está querendo beber): ela raramente apresenta defeitos sérios. É uma das poucas cervejarias nacionais em que raramente se encontram traços relevantes de DMS, por exemplo (junto com a Colorado e, talvez, a Bamberg) - e isso para mim conta muitos pontos. Tenho preferido tomar cervejas simples mas bem-resolvidas, sem defeitos, a cervejas pretensiosas mas comprometidas por problemas de produção.