Especiarias cervejeiras

Mais
14 anos 7 meses atrás #12856 por Alexandre Almeida Marcussi
Pedro Bianchi escreveu:

Já quando a especiaria acaba pegando o papel principal, acho que não combina muito bem não.

Acho que pode funcionar, mas é preciso ter cuidado na mão. Não digo pegar o papel principal, mas talvez ter um papel de destaque junto a outros ingredientes, como ocorre com as sementes de coentro na Hoegaarden ou na Tripel Karmeliet, por exemplo. Agora, quando o tempero se destaca sozinho, aí acho que prefiro comer alguma comida com aquele tempero! Já tive experiências agradáveis com a Baden Baden Golden Ale, mas quando bebi pela segunda vez também achei a canela um pouco além do que deveria (ou talvez não, se ela fosse mais seca e menos doce). Já a Rugbeer O'Driscoll não fez minha cabeça, embora seja uma cerveja muito elogiada pelas pessoas em geral - achei que justamente o gengibre é tão potente que encobre a complexidade da receita.

Agora, a La Trappe Quadrupel me impressionou deveras da última vez em que a bebi. Pedro, o exemplo da São Sebá é legal porque muitas das nossas belgas preferidas levam algum tempero e, muitas vezes, a gente nem percebe, tamanha a sutileza da coisa!

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
14 anos 7 meses atrás #12862 por Pedro Bianchi
Respondido por Pedro Bianchi no tópico Re:Especiarias cervejeiras
Foi exatamente isso que eu quis dizer. A especiaria pode ter até destaque na cerveja, desde que não acabe mascarando outros elementos. Acho que acontece bastante com cervejas extremas também, principalmente nas americanas hiperlupuladas, em que o amagor acaba se sobrepondo a todo o resto. Neste ponto, concordo totalmente com a filosofia do Garrett Oliver, que é crítico destas cervejas extremas e preza muito mais pelo equilíbrio.

Fiquei curioso pra provar novamente a La Trappe Quadrupel, Marcussi. Já provei ela duas vezes, mas nunca prestei tanta atenção assim. Só lembro que gostei bastante. Já é um dos próximos alvos
Mais
14 anos 7 meses atrás #12911 por Renato .
Respondido por Renato . no tópico Re:Especiarias cervejeiras
a Quadrupel eu ainda naum tomei, nem a Karmeliet (tá na adega)

Mas a golden ale da badne acheimeio desequilibrada, pelo excesso de canela
Mais
14 anos 7 meses atrás #12927 por Alexandre Almeida Marcussi
Na Karmeliet, as sementes de coentro são bem evidentes, mais do que as cascas da curaçao. Na La Trappe Quadrupel, achei mais desafiador para discernir.

Mais
14 anos 7 meses atrás - 14 anos 7 meses atrás #12977 por Marcus Vinicius
Respondido por Marcus Vinicius no tópico Re:Especiarias cervejeiras
Bom,

Não é especiaria, mas ontem enfim pude comprovar as famosas brettanomyces que o Marcussi tanto fala!!

Degustei 2 brejas com brettanomyces:

Geuze Mariage Parfait;
Orval.

As duas são fantásticas!

Acho que já conseguirei identificar brettanomyces com maior facilidade daqui para frente.

Abraços
Ultima edição: 14 anos 7 meses atrás por Marcus Vinicius.
Mais
14 anos 7 meses atrás #12979 por Alexandre Almeida Marcussi
Não sou eu que tanto falo, não, Marcus! Embora não sejam o único tipo de microorganismo presente, as Brettanomyces são uma espécie de símbolo das cervejas lambics e das sour ales belgas!

E aí, tem cheiro de sela de cavalo??? ;)

Tempo para a criação da página:0.376 segundos