Especiarias cervejeiras

Mais
14 anos 6 meses atrás #13148 por Mauro Renzi Ferreira
Sou fã da escola belga exatamente por isso. Mas acho que seria bem elucidativo (e didático - de certo modo) se os temperos usados fossem identificados nos rótulos.

Penso que ajudaria muito o consumidor final a identificar os sabores presentes (de temperos que, muitas vezes, ele nunca apreciou).
Mais
14 anos 6 meses atrás #13149 por Leonardo Nunes Vieira
Essa sua sugestão é muito válida Mauro, se realmente tivesse uma identificação no rótulo informandos os ingredientes utilizados, com certeza a identificação dos mesmos seria muito mais fácil.
Mais
14 anos 6 meses atrás #13165 por Renato .
Respondido por Renato . no tópico Re:Especiarias cervejeiras
Seria bom ter isso no rotulo sim.

Mas naum sei pq eles naum poe, naum eh obrigatoria aprecer no rotulo tudo o que esta dentro da garrafa
Mais
14 anos 6 meses atrás #13196 por Alexandre Almeida Marcussi
Na verdade, as especiarias não estão dentro da garrafa. Elas são adicionadas na fervura do mosto e depois retiradas, na maior parte dos casos. Em muitos casos, as especiarias usadas são um dos segredos da receita: fala-se de uma terceira especiaria "secreta" na receita da Hoegaarden, e nunca se soube se ela realmente existe - e qual seria.

Tem várias coisas que não precisam entrar no rótulo, dependendo do momento em que se usa no processo produtivo e da regulamentação específica de cada país.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
14 anos 6 meses atrás - 14 anos 6 meses atrás #13383 por Alexandre Almeida Marcussi
Pedro Bianchi escreveu:

Realmente, aromas animais são bem difíceis de sentir. Pelo menos pra mim é bastante.

O aroma mais característico das Brettanomyces (4-etil fenol) é normalmente descrito como semelhante a cheiro de cocheira ou sela de cavalo (mas também couro e madeira). Eu sempre lembro de sal de frutas, não sei bem o porquê. Couro também me vem à mente.

Mas nesse fim de semana senti bem vividamente o teor "animal" desse aroma. Não numa cerveja. Encontrei esse mesmíssimo aroma num vinho que estava tomando no jantar (Brettanomyces também ocorre em vinhos) e realmente me lembrou cheiro de cocheira. A minha namorada até comentou que tinha cheiro de "xixi de vaca". Só depois eu me liguei que era o mesmo aroma das lambics ou da Orval, mas realmente ficou bem claramente "animal" no vinho.

Será que essa associação veio do vocabulário degustativo de vinhos??

Pedro, outro aroma normalmente associado a animais (especificamente, a cabras), esse bem mais comum, é o ácido caprílico. Para mim, tem exatamente o cheiro de sabão de cozinha em barra, mas dependendo da concentração pode chegar a lembrar cera ou sebo. E realmente tem um fundo semelhante a queijo de cabra. Super comum nas nossas cervejas industriais.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Ultima edição: 14 anos 6 meses atrás por Alexandre Almeida Marcussi.
Mais
14 anos 6 meses atrás #13385 por Pedro Bianchi
Respondido por Pedro Bianchi no tópico Re:Especiarias cervejeiras
Alexandre Marcussi escreveu:

Pedro Bianchi escreveu:

Realmente, aromas animais são bem difíceis de sentir. Pelo menos pra mim é bastante.

O aroma mais característico das Brettanomyces (4-etil fenol) é normalmente descrito como semelhante a cheiro de cocheira ou sela de cavalo (mas também couro e madeira). Eu sempre lembro de sal de frutas, não sei bem o porquê. Couro também me vem à mente.

Já tava ligado dos aromas de couro e cela de cavalo que a Brettanomyces dá. Mas eu juro que não consigo lembrar desses cheiros. Acho que é mais por falta de não conseguir definir o que é mesmo. Acho que as úncias receitas que eu provei que tinha a Brettanomyces foram a Orval e a Boon Oude Geuze Mariage Parfait.

Já o ácido caprílico eu tô um pouco mais familiarizado. As vezes que acabei encontrando o danado foram nas nossas cervejas industriais mesmo, mais especificamente em algumas Bohemia e acabou me lembrando cera, além de sensações de vômito que acho que deve ser ácido butírico.
Tempo para a criação da página:0.388 segundos