Atualmente tenho me intrigado com a questão das especiarias e dos temperos usados em alguns estilos cervejeiros, em especial os belgas. Nem sempre é possível identificar quais especiarias são usadas em cada rótulo, mas algumas se destacam para mim. Sementes de coentro eu acho bem percetível, e anis também aparece em alguns rótulos de forma mais clara. Mas a maior parte dos temperos é usado de uma maneira que quase ninguém vai conseguir diferenciar (o Michael Jackson mesmo às vezes se perguntava se existe o tempero X numa cerveja, sem saber com certeza), o que é o intuito da coisa na maior parte dos casos. Às vezes a gente percebe que tem tempero ali, mas não sabe dizer qual; e às vezes o sabor do tempero se mescla com os ésteres, fenóis e aromas do lúpulo de uma forma que é difícil diferenciar.
Outro dia tomei de novo a La Trappe Quadrupel e fiquei impressionado com o papel dos temperos nela. Penso ter identificado cascas de laranja e anis, mas certamente tinha mais coisa que eu não identifiquei (algo mais picante, talvez canela ou gengibre). Nas Gouden Carolus comemorativas (Easter e Christmas) é possível sentir a presença de anis. Em muitas tripel e witbier, é facil encontrar as sementes de coentro (que eu adoro, por sinal).
Fica a pergunta: vcs curtem essa adição de temperos, em especial nas Belgian specialty ales? Quais os seus preferidos? O que acham dessa coisa de usar temperos de modo a que eles não sejam perceptíveis? A gente sempre comenta de cervejas temperadas de forma evidente (como a Baden Baden Golden Ale, com canela, ou a Rugbeer O'Driscoll, com gengibre), mas o que vcs acham dessas outras em que os temperos estão lá, mas vc mal consegue percebê-los? Seria desperdício? Valeria mais a pena dar uma carga maior nos temperos para eles serem mais perceptíveis?