Especiarias cervejeiras

Mais
14 anos 7 meses atrás #12767 por Alexandre Almeida Marcussi
Atualmente tenho me intrigado com a questão das especiarias e dos temperos usados em alguns estilos cervejeiros, em especial os belgas. Nem sempre é possível identificar quais especiarias são usadas em cada rótulo, mas algumas se destacam para mim. Sementes de coentro eu acho bem percetível, e anis também aparece em alguns rótulos de forma mais clara. Mas a maior parte dos temperos é usado de uma maneira que quase ninguém vai conseguir diferenciar (o Michael Jackson mesmo às vezes se perguntava se existe o tempero X numa cerveja, sem saber com certeza), o que é o intuito da coisa na maior parte dos casos. Às vezes a gente percebe que tem tempero ali, mas não sabe dizer qual; e às vezes o sabor do tempero se mescla com os ésteres, fenóis e aromas do lúpulo de uma forma que é difícil diferenciar.

Outro dia tomei de novo a La Trappe Quadrupel e fiquei impressionado com o papel dos temperos nela. Penso ter identificado cascas de laranja e anis, mas certamente tinha mais coisa que eu não identifiquei (algo mais picante, talvez canela ou gengibre). Nas Gouden Carolus comemorativas (Easter e Christmas) é possível sentir a presença de anis. Em muitas tripel e witbier, é facil encontrar as sementes de coentro (que eu adoro, por sinal).

Fica a pergunta: vcs curtem essa adição de temperos, em especial nas Belgian specialty ales? Quais os seus preferidos? O que acham dessa coisa de usar temperos de modo a que eles não sejam perceptíveis? A gente sempre comenta de cervejas temperadas de forma evidente (como a Baden Baden Golden Ale, com canela, ou a Rugbeer O'Driscoll, com gengibre), mas o que vcs acham dessas outras em que os temperos estão lá, mas vc mal consegue percebê-los? Seria desperdício? Valeria mais a pena dar uma carga maior nos temperos para eles serem mais perceptíveis?

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
14 anos 7 meses atrás #12768 por Renato .
Respondido por Renato . no tópico Re: Especiarias cervejeiras
Eu particularmente gosto bastante.
Creio que, em alguns casos, se as especiarias fossem mais marcantes tal vez a cerveja não fosse tão equilibrada, ou mais abrangentemente faladno, tão gostosa.
Creio que em alguns casos as especiairas masi marcantes ficam legais, mas nem sempre, creio que muitas belgas que tem especiarias como mero detalehs são tão bem faladas por ese mesmo motivo, pode não ser o carro chefe, mas ajuda no conjunto; se fosse em menor ou maior quantidade poderiam estragar.
Mais
14 anos 7 meses atrás #12835 por Marcus Vinicius
Respondido por Marcus Vinicius no tópico Re:Especiarias cervejeiras
Eu particularmente acho muito bacana a adição de especiarias nas cervejas.

Em alguns casos, é bem perceptível, como você citou, Marcussi. Onde aí entram as Tripels, as Witbiers e até mesmo as Speciality Beer's, como a Rugbeer O'Driscoll que eu acho deliciosa.

Mas, naquelas que sentimos que tem algo mais e não conseguimos perceber o que, eu acho fantástico também. Pois isso de certa forma nos estimula a aperfeiçoar cada vez mais o paladar e o aroma em busca daquilo que não temos certeza do que sentimos.

Eu acho que as especiarias dão um toque a mais nas brejas, mesmo as vezes não percebendo quais especiarias existem.

Abraços!
Mais
14 anos 7 meses atrás #12838 por Marcelo Vodovoz
Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Re:Especiarias cervejeiras
na DeuS eu senti algo bem picante que deve ser alguma pímenta. é bem interessante, mas nao na cerveja do dia a dia...
Mais
14 anos 7 meses atrás #12841 por Germano Fagundes
Respondido por Germano Fagundes no tópico Re:Especiarias cervejeiras
Eu acho algo super interessante vc misturar temperos nas brejas.
O mestre cervejeiro é como o chef de cozinha, faz as experimentações e se as cobaias aprovarem, bingo!
A Rugbeer O'Driscoll acho que deve ser bem diferente, têm gengibre né?
Gostaria de experimentá-la.
Das que conheço, acho que as mais evidentes e que ficam bem refrescantes sao as witbiers (se pude-se seria minha breja do dia-dia).
Também acho que nas Speciality Belgas, vc fica um pouco em dúvida, se é o tempero ou a magia que a levedura belga nos proporciona.
Mais
14 anos 7 meses atrás #12844 por Pedro Bianchi
Respondido por Pedro Bianchi no tópico Re:Especiarias cervejeiras
Também sou muito fã de uso de especiarias nas receitas. Mas acho que elas caem melhor quando não usadas de modo abusivo, apenas para dar um quê a mais. É o caso de muitas belgas por aí, e a especiaria que fica mais evidente pra mim, é a semente de coentro usada em Witbiers e Tripels. Já quando a especiaria acaba pegando o papel principal, acho que não combina muito bem não. Pelo menos me senti desconfortável com a Baden Baden Golden Ale :(
Mas ainda dá pra encontrar coisas bem legais que saem do "malte, lúpulo, água e levedura" aqui no Brasil. Eu gosto bastante da Colorado Deimoselle e pra mim bate muita Porter gringa e logo teremos a Dubbel São Sebá da Eisenbahn que leva pimenta na receita
Tempo para a criação da página:0.366 segundos