Adriano Carvalho escreveu:ate onde sei as tampas metalicas foram substituidas por rolhas para melhorar a vedação
Mas aí eu coloco algumas questões para reflexão:
1. As próprias cervejarias trapistas (e as demais abadias que fazem ABT/Quadrupel) usam corriqueiramente as tampas metálicas. Será que a vedação delas é deficiente?
2. As rolhas trazem o risco de contaminação por mofo, que não existe nas tampinhas. Por outro lado, as rolhas não enferrujam...
Alguém tem informações objetivas a respeito das diferenças entre os dois tipos de vedação? Não tenho uma conclusão formada sobre isso. Só sei que tem de haver uma justificativa boa para optar por um tipo de envasamento que aumenta consideravelmente o preço final. O mesmo questionamento foi levantado algum tempo atrás aqui no Brejas em relação à Joinville Porter, por sinal.
Será que a dubbel e a tripel continuarão a ser fabricadas nos dois tipos de envasamento ou as garrafas com tampa metálica são as que ainda sobraram dos lotes antigos? Seria uma boa oportunidade para comparar as diferenças na vedação, de repente num teste cego.