A pronúncia desta cervejaria é um completo mistério para mim. Eu sempre achei que o nome tivesse raiz germânica (embora não queira dizer nada em alemão), então pronunciava como se fosse em alemão: algo próximo de "véls" (o "ä" é uma mistura entre "a" e "e"). Mas parece que o pessoal de lá pronuncia "vóls". Mas qualquer que seja o nome, é uma senhora cervejaria, responsável por algumas das melhores receitas nacionais! O impressionante da Wäls é que eles não erram: não tem nenhuma cerveja mais ou menos, é tudo de primeira linha! Pena que ainda não seja tão fácil encontrá-la aqui em SP, de modo que só as tomei uma única vez.
Estou bem entusiasmado para experimentar essa quadrupel, que está sendo anunciada já faz bastante tempo. Só não gostei que a Wäls mudou as embalagens de suas long necks, e agora adotou garrafas de 375ml com rolha. Suspeito que isso vá encarecer as cervejas. Um dos maiores atrativos da Wäls, na minha opinião, é que ela tinha preços em conta e fazia cervejas de estilos menos comuns no Brasil (como dubbel e tripel), e cujas importadas são muito caras. Agora, se os preços começarem a se aproximar daquilo que pagamos por uma belga de abadia, aí começa a ficar meio complicado... Vejamos. R$ 11 está bem legal, mas é o preço de Belo Horizonte. Vamos ver a quanto chega por aqui.
Em tempo: a X-Light parece que não irá mais se chamar X-Light. O dono do empório onde a comprei disse que a Wäls não foi autorizada a usar o termo "light" em sua cerveja, então ela vai ser a X-Wäls. Por sorte, consegui comprar uma garrafa com o nome antigo para a coleção! Alguém confirma essa informação?