Bruge Bitter Ale

• um visitante
  • Autor do Tópico
Mais
15 anos 7 meses atrás #1019 por um visitante
Criado por um visitante no tópico Bruge Bitter Ale
Ontem bebi essa cerveja e achei esquisitíssima, sobretudo o creme, nunca vi nada parecido.

Foi aberta aos 10ºC, dentro do recomendado pelo BREJAS, a tampa saiu e a cerveja começou a espumar pelo gargalo, parecendo quando congela, limpei em volta do gargalo com papel toalha mas a espuma não parou de jorrar, então servi rapidamente. O creme subiu numa velocidade sem igual, nem cerveja quente faz tanta espuma, mas o curioso que, na mesma velocidade que subiu, abaixou, deixando uma fina camada que em poucos minutos quase que sumiu por completo.

Alguém já teve experiência assim ? Será que é esse negócio de refermentação na garrafa ? Mas já bebi outras com segunda fermentação na garrafa que não se comportaram assim.

Outras características, marrom muito turvo, a espuma é levemente castanha e feia, bolhas grandes parecendo espuma de detergente. Aroma lupulado que me lembrou algum chá e discreta nota caramelada. Corpo magro com IBU nas alturas (devem ter mudado a receita assim como o rótulo porque no Ranking todos perceberam amargor baixo).
Mais
15 anos 7 meses atrás #1037 por Alexandre Almeida Marcussi
Fábio, os relatos que temos sobre as cervejas da Bruge parecem indicar que elas variam selvagemente de lote para lote. Eu só tive a oportunidade de tomar a Stout, e posso dizer que, diante dos comentários de outros usuários no ranking, peguei um lote dos bons, bem-acabado. Diacetil e toques de queijo estavam lá, mas bem contextualizados, azedume bem inserido; em suma, traços aceitáveis dentro de uma stout. A minha stout tinha carbonatação bem baixa, então nada parecido com esse efeito chafariz que vc citou. Por curiosidade: onde vc comprou a Bitter Ale?

Mas engraçado que também já peguei cervejas que começaram a criar espuma ainda dentro da garrafa - não tão drástico como vc citou, a ponto de ter de limpar com papel-toalha, mas o creme começou a subir pelo gargalo. Umas das que mais me lembro de isso ter acontecido foi a Tripel Karmeliet; tive de servir rapidamente para não vazar. E estava excelente (até onde meus conhecimentos sobre o estilo iam na época, pelo menos). Houve outra nacional, recentemente, mas não me lembro qual.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
  • um visitante
  • Autor do Tópico
Mais
15 anos 7 meses atrás #1096 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Bruge Bitter Ale
Comprei num marcadinho de bacana no Tatuapé, o VIP. Lá tem boas opções e sempre estão inserindo coisa nova. Da Bruge colocaram as quatro (Thank's God, essa Bitter, a Stout e a Ale).

Esse papo sa safra deve ser verdade então, outra coisa que me causou espanto foi todo mundo no ranking comentar que faltou amargor, a que bebi estava bombando nesse sentido.

Agora, a espuma, numa boa, chegou a ser bizarro, a garrafa ficou quietinha no balcão, eu eu lá com papel toalha, não parava de jorrar. Servi cuidadosamente e ainda assim o creme cresceu, ficaram 2 dedos de breja e o resto de espuma, mas não deu 30 segundos pra praticamente desaparecer. Rsrsrs... Sinistro !
Mais
15 anos 7 meses atrás #1147 por Renato .
Respondido por Renato . no tópico Re:Bruge Bitter Ale
Engraçado essa ENORME variação de um lote para outro.

Naum tive oportundiade de provar nenhuma das bruge, mas em se tratando de uma cervejaria pequena, sera que eles fazem isso porpositalmente para tenter melhorar os lotes ou será que falta compromisso com a receita para tentar fazer sempre igual ????
Mais
15 anos 7 meses atrás #1171 por Alexandre Almeida Marcussi
Renato, eu apostaria em que o pessoal da Bruge ainda não encontrou uma receita que os agradasse plenamente, e estão fazendo experimentos com a receita a cada novo lote. Mas acho que esse tipo de experimento deveria ser feito em menor escala, para depois só se produzir industrialmente a receita definitiva, não acha?

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
  • um visitante
  • Autor do Tópico
Mais
15 anos 7 meses atrás #1174 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Bruge Bitter Ale
Se de fato é isso considero como uma grande falha da cervejaria.

Agora me senti uma cobaia ! Rsrsrs...
Tempo para a criação da página:0.376 segundos