A Stone Brewing Co. é uma aclamada cervejaria americana fundada em 1996 pelos então 'homebrewers' Greg Koch e Steve Wagner. Sediada na cidade de Escondido, próxima a San Diego, Califórnia, foi uma das protagonistas na evolução e consolidação da cena artesanal tal como a conhecemos hoje.
Com a inauguração de uma fábrica em Berlin no ano de 2015, a empresa se tornou ainda a primeira cervejaria 'craft' americana a possuir uma filial europeia.
ARROGANT BASTARD ALE
Um dos mais icônicos rótulos da dita "revolução cervejeira", praticamente "explodiu" os paladares alheios quando lançado em 1997. Debochado, arrogante, irreverente; provocou toda uma geração de pessoas que torciam o nariz para cervejas fortes ao ostentar o slogan: "you're not worthy" (algo como, "você não é digno").
Mais do que uma 'Strong American Ale' de referência, pode-se dizer que a Arrogant Bastard foi uma da criadoras do estilo que remonta às antigas 'Stock Ales'.
*Unidade envasada em 25/09/2017
Líquido translúcido de coloração rubi. Servido, forma três dedos de colarinho bege de boa retenção.
Aroma proeminente de lúpulos cítricos/resinosos seguidos por traços caramelados, levemente tostados. Notas de doce de casca de laranja, pinho e açúcar queimado se destacam.
Na boca, uma avalanche de lúpulos cítricos e resinosos traz o amargor em primeiro plano. Lembranças de boldo, sumo de casca de laranja e pinho surgem de imediato. Toques de tosta e comedido dulçor caramelizado vêm escorando por baixo. Corpo médio-alto, carbonatação não tão intensa. O final segue bem amargo e extremamente resinoso. A adstringência forte do lúpulo amarra a língua e persiste no retrogosto.
Cerveja de personalidade, ainda hoje impactante. Soco na cara de anda esquecendo os primórdios rudes de uma cena 'craft' sem esse lance de "juicy não-sei-o-quê" e amargor limpinho. Ah... você não gostou do 'harsh'... Arranhou a sua gargantinha? Tudo bem, you're not worthy!
Servida no copo thistle apresentou coloração âmbar escura com espuma bege de boa formação e ótima persistência. No aroma temos caramelo, frutas escuras, resina, morangos e raspas de laranja. Na boca as notas permanecem, complementadas por grapefruit, amêndoas, torrefação, chá preto e amargor bem assertivo que remete a boldo. Tem bom corpo, carbonatação amena e textura de xarope.