Em Bruxelas, se tiver tempo, recomendo com força uma visita a Cantillon. Jean-Pierre Van Roy e família são extremamente simpáticos (normalmente a visita tem direito a 2 provas e eu bebi umas 6...) e a cervejaria é um muito foda. Mesmo que não curta as lambics, é bem válido.
Tem vários bares dignos de nota, mas com pouco tempo, é no Delirium que você vai encontrar a maior variedade, sem sombra de dúvida. Pra comprar pra levar, em supermercados e mercadinhos/lojinhas você vai encontrar a maioria das trapistas e outras mais populares. Alguns tem uma variedade BEM maior, mas não é qualquer mercado que trabalha com aquela micro de sour ales la dos cafundós dos Flandres. Pra uma acervo mais completo, lojas de turistas como Bier Tempel costumam ter uma variedade incrivel de garrafas e copos, mas com preços relativamente mais caros. Quando eu fui, uma Deus la custava uns 19 euros quando é possível comprar por 12; mas tem que saber procurar. Ao mesmo tempo, nessa mesma loja eu comprei as Westvleterens por 6 euros cada...
Em Londres, recomendo beber sempre as real ales e jamais pedir nada muito popular - ô país bizarro pra servir lager jamaicana com um mar de bitters diferentes disponiveis. Tem os pubs de cadeia (tipo Fuller, Youngs) que também merecem visita, pois as cervejas também são cask conditioned. Tem um pub em Charing Cross chamado Harp que é super pequeno mas aconchegante e sempre tem umas 4 guest ales que você nunca ouviu falar na vida. Sempre que passava por ali, mandava um pint por lá.
Conheço o blog do Boak & Bailey? Deve ter boas dicas de pubs e cervejas inglesas por lá.
boakandbailey.com/
O Belgian Beer Board pode te ajudar também em Bruxelas, mesmo que tenha pouco tempo por lá:
belgianbeerboard.com/