Belgian Blond Ale

Mais
9 anos 11 meses atrás #59095 por rodrigo savaris
Criado por rodrigo savaris no tópico Belgian Blond Ale
Boa tarde pessoal.

Estou preparando minha 2ª brassagem, o intuito é produzir uma Belgian Blon Ale e queria a opnião de vocês acerca da receita:

Golden Ale 20lts
4,5 Kg Pilsen
500g Vienna
200g Aromatic malt
500g flocos de aveia

80 minutos a 67 graus
Inativar as enzimas a 78º por 5 min.

Fervura:
60 minutos – 30g S. Goldings ou Hallertau Tradition
20 minutos – 25g S. Goldings
10 minutos 300g açúcar cristal
Fermento – T-58

Primming: 7g por litro

Fermentação – 7 a 10 dias + / - 20º
Maturação: 21dd

Será que valeria a pena algumas escalas de temperatura? Pelo que li nesse estilo deve-se priorizar a beta-amilase por isso geralmente indicam usar apenas uma rampa.

Desde já agradeço a ajuda e espero logo também poder colaborar fornecendo informações.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Tiago Monteiro
Mais
9 anos 11 meses atrás #59096 por André Rodrigues
Respondido por André Rodrigues no tópico Belgian Blond Ale
Rodrigo.

Recentemente fiz uma Belgian Blond Ale bem parecida com a sua (também usei aveia) e que ficou bem boa.
Eu fiz 10 minutos de Parada proteica a 55º por causa da aveia.
Fora isso, fiz só uma rampa a 68º além do mash out a 78º.

Abraços,
Mais
9 anos 11 meses atrás #59099 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Belgian Blond Ale
Rodrigo, já fiz uma belgian blond ale usando o T-58 e não gostei do resultado. Queria algo semelhante à Leffe Blonde, mas não consegui.

A única coisa que eu mudaria é usar mais malte e tirar o açúcar, pois esses 300g aumentaram 0,005 no máximo na sua densidade.

Sobre as escalas, eu comecei a utilizar uma parada de acidificação à 44°C que vem me dando uma bom aumento no rendimento. Mas isso é algo particular, pode ser que pra outros não faça diferença.
Mais
9 anos 11 meses atrás - 9 anos 11 meses atrás #59103 por André Rodrigues
Respondido por André Rodrigues no tópico Belgian Blond Ale

Gustavo Silva escreveu: Rodrigo, já fiz uma belgian blond ale usando o T-58 e não gostei do resultado. Queria algo semelhante à Leffe Blonde, mas não consegui.

A nossa Belgian Blond Ale com o T-58 gerou um perfil mais próximo da Medieval da Backer.
Ultima edição: 9 anos 11 meses atrás por André Rodrigues.
Mais
9 anos 11 meses atrás #59203 por rodrigo savaris
Respondido por rodrigo savaris no tópico Belgian Blond Ale
Primeiro gostaria de agradecer as dicas de vocês, é certo que serão muito uteis.

Vou aumentar então o malte e usar o fermento M27 da Mangrove Jacks para ver se consigo algo mais próximo da leffe que também é minha referencia nesta brassagem.

obg
Mais
9 anos 11 meses atrás #59205 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Belgian Blond Ale
Rodrigo, nunca usei ele, mas acredito que entre os fermentos secos seja o mais indicado. Só depois não esquece de responder aqui como ficou a tua cerveja. É bom pra nós também. :)
Tempo para a criação da página:0.371 segundos