Problemas na produção

Mais
8 anos 9 meses atrás #64499 por Diego Maciel
Respondido por Diego Maciel no tópico Problemas na produção

Gustavo Silva escreveu: - Lavagem dos grãos: importante deixar a água de lavagem por pelo menos uns 20min eu contato com a cama de grãos antes de retirá-la e adicionar mais água. Além disso eu praticamente só termino a lavagem quando a densidade do líquido que está saindo alcançar o valor menor que 1,015g/mL.

Após adicionar mais água você espera mais 20 minutos ? Ou somente na primeira adição de água ?
Mais
8 anos 9 meses atrás #64500 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Problemas na produção
Em cada uma das adições de água (normalmente faço 3) eu espero esse tempo. :)
Mais
8 anos 9 meses atrás #64503 por Andre Nunes
Respondido por Andre Nunes no tópico Problemas na produção
Obrigado Gustavo! Esta semana vou fazer mais uma brassagem de mais vinte litros com a mesma receita e vou corrigir os erros que cometi. Vou postando aqui os resultados ! Agora pouco dei uma olhada na fermentação da primeira brassagem como não tenho um termostato para controlar a temperatura da fermentação estou fazendo em temperatura ambiente vi aqui no forum umas dicas suas Gustavo sobre esse tema, nos dois primeiros dias estava bem intenso, no terceiro dia baixou a atividade, e hj quarto dia continua baixa o liquido está ficando menos turvo e me deu a impressão de que o krause (acho que é assim que se escreve) esta decantando! Acho que ate agora esta correndo tudo certo na fermentação !
Mais
8 anos 9 meses atrás #64504 por Diego Maciel
Respondido por Diego Maciel no tópico Problemas na produção

Gustavo Silva escreveu: Em cada uma das adições de água (normalmente faço 3) eu espero esse tempo. :)

Valeu Gustavo, obrigado.....estava sumido do fórum..

Quanto de água você adiciona por vez ? Para fazer somente 3 adições deve ser bastante..

Eu deixo metade da torneira aberta e vou adicionando água, tentando manter 2 dedos de água acima da cama de grãos..

Vou tentar fazer do seu jeito da próxima vez..
Mais
8 anos 9 meses atrás - 8 anos 9 meses atrás #64507 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Problemas na produção
Sim, a princípio está tudo ocorrendo normalmente. :lol:

Diego Cunha Maciel escreveu:
Valeu Gustavo, obrigado.....estava sumido do fórum..

Quanto de água você adiciona por vez ? Para fazer somente 3 adições deve ser bastante..

Eu deixo metade da torneira aberta e vou adicionando água, tentando manter 2 dedos de água acima da cama de grãos..

Vou tentar fazer do seu jeito da próxima vez..

A quantidade de água depende da minha densidade antes da lavagem (normalmente eu obtenho sempre o mesmo valor, mas muda de pessoa para pessoa) e de quanto eu quero de OG. Eu considero um cálculo difícil. Mas na média eu acabo usando 20~23L divididos em 3 porções.
Ultima edição: 8 anos 9 meses atrás por Gustavo Silva.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Andre Nunes
Mais
8 anos 9 meses atrás - 8 anos 9 meses atrás #64585 por Andre Nunes
Respondido por Andre Nunes no tópico Problemas na produção

Gustavo Silva escreveu: Então, pelos meus cálculos o teu rendimento foi em torno de 60%, o que eu considero bem baixo. Provavelmente foi só isso que aconteceu.

E sobre a decantação. Eu deixo 2h30min eu média para conseguir um resultado satisfatório. Talvez você precise deixar mais algum tempo decantando.

Boa noite Gustavo. Andei estudando sobre eficiencia para alcançar a OG correta e o volume correto no fim da fervura e encontrei essa postagem da Omini Lupulo.
www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseira...-quantidade-de-agua/

nesse caso o volume inicial de agua seria bem proximo da receita que fiz dando 2,5 por kilo que no meu caso seria 5,1 kilos de malte
= 12,75
a agua da lavagem é que muda bastante = 12,75 x 1,5 = 19,12
perda com evaporação = 5,1 l
total de agua levada para fervura = 31,875 - 5,1= 26,775
perda por evaporação 4 litros
perda com trub= 2 litros
perda com mediçao da OG 0,25 ml
total apos fervura: 26,775-4-2-0,25=20,525
com esse calculo em tese conseguiria atingir o volume final correto da receita porem será que consigo atingir a OG correta que seria 1060?
dessa vez tambem vou tentar moer o malte mais fino um pouco pq percebi que no bagaço ainda tinha uns graos inteiros não muitos mas tinha
lembrando que minha panela tem 36 litros e nao uso torneira nela
Ultima edição: 8 anos 9 meses atrás por Andre Nunes.
Tempo para a criação da página:0.375 segundos