A maturação é apenas uma faixa de tempo para que a levedura haja de outra forma e ocorra certas reações que coincidentemente melhoram as sensações deixadas pela cerveja. Onde a maturação vai ocorrer, pelo menos na teoria, é indiferente pro resultado final.
Eu sempre gosto de dizer que não existe uma regra pra nada na produção de cervejas. Cada cerveja se faz de uma maneira diferente, até mesmo sendo do ''mesmo estilo'' (leia-se cervejas parecidas). Também acho que a expressão ''a cerveja ainda não estará boa'' é relativo. Pode não estar boa para algumas pessoas, mas para mim estará. Aí já entra a questão de gosto pessoal. Eu acho muito bom a sensação de oxidação numa cerveja bem maltada (doce), outros já acharão horrível.
Eu apenas citei a minha opinião, que está longe de ser algo absolutamente certo e definitivo. E não sei se ficou claro (pra mim não ficou, haha). No outro post eu falei em fermentar a cerveja, fazer o descanso do diacetil, baixar a temperatura por dois dias e só depois engarrafar. A maturação ocorreria na garrafa e diminuiria um pouco a quantidade de lama na garrafa.
Porém, se tens como objetivo fazer uma cerveja bem translúcida, uma maturação longa no balde, a frio (0°C é o ideal para esse fim), é o melhor, na minha opinião.
Nesse caso a lama decantará e ficará mais compacta com a passar do tempo.
No caso que citei antes, eu maturei muito pouco no balde e mais na garrafa para obter uma cerveja turva (interesse para uma weiss). A maturação durou 10 dias e ocorreu junto mente e após a refermentação (parte da levedura fermentava o açúcar do primming e parte consumia os subprodutos da fermentação, eu acho
). Resumindo: com 9 dias de fermentação e clarificação e 10 dias na garrafa ela ficou pronta. E sinceramente eu achei que estava madura o suficiente.
Desculpe pelo texto longo.