E aí xará, tudo certo?
O tempo do descanso diacetil é de acordo com a cerveja e de como ocorreu a fermentação. Quanto maior a gravidade da cerveja e mais "estressante" for a fermentação (variação brusca de temperatura; falta de oxigenação; problemas com o fermento; etc) maior será a necessidade do descanso diacetil e da fermentação secundária para reabsorver todos os defeitos gerados, assim como o tempo (em dias) desses procedimentos, sendo os defeitos mais comuns gerados o diacetil e os álcoois superiores.
Levando isso em consideração, após fazer o descanso diacetil , você pode baixar a temperatura, é necessário fazer isso por pelo menos 2 dias para a decantação do fermento, MAS PARA ENGARRAFAR DIRETO? Você não faz maturação?
Após o término da fermentação (parou de atenuar) a cerveja já está em maturação, reabsorvendo os defeitos gerados na fermentação e melhorando seus aromas e sabores. Acho essa fase tão importante quanto a fermentação.
Bem, você pode sim, fazer o descanso diacetil, descer a temperatura para próximo de zero grau e engarrafar, mas certamente terá uma cerveja "verde".
A temperatura e o tempo de maturação é subjetivo de cada cerveja e de cada cervejeiro, pois tanto o tempo, quanto a temperatura influem no resultado da cerveja de forma diferente, principalmente a temperatura utilizada (estude a respeito e encontre a sua fórmula, vc se surpreenderá com os resultados).
Abraços.