Descanso diacetil

Mais
9 anos 8 meses atrás #60993 por Fernando Dotta
Criado por Fernando Dotta no tópico Descanso diacetil
Pessoal,

Estou com uma dúvida sobre o descanso diacetil. Queria saber se posso fazer o descanso diacetil depois baixar a temperatura da cerveja para uns 2 graus e engarrafar.

Estou querendo fazer isso para tentar reduzir ao máximo o levedo que vai para a garrafa.

Posso fazer isso? Isso ajuda?

Valeu
Mais
9 anos 8 meses atrás - 9 anos 8 meses atrás #60994 por Fernando Pires
Respondido por Fernando Pires no tópico Descanso diacetil
E aí xará, tudo certo?

O tempo do descanso diacetil é de acordo com a cerveja e de como ocorreu a fermentação. Quanto maior a gravidade da cerveja e mais "estressante" for a fermentação (variação brusca de temperatura; falta de oxigenação; problemas com o fermento; etc) maior será a necessidade do descanso diacetil e da fermentação secundária para reabsorver todos os defeitos gerados, assim como o tempo (em dias) desses procedimentos, sendo os defeitos mais comuns gerados o diacetil e os álcoois superiores.

Levando isso em consideração, após fazer o descanso diacetil , você pode baixar a temperatura, é necessário fazer isso por pelo menos 2 dias para a decantação do fermento, MAS PARA ENGARRAFAR DIRETO? Você não faz maturação?

Após o término da fermentação (parou de atenuar) a cerveja já está em maturação, reabsorvendo os defeitos gerados na fermentação e melhorando seus aromas e sabores. Acho essa fase tão importante quanto a fermentação.
Bem, você pode sim, fazer o descanso diacetil, descer a temperatura para próximo de zero grau e engarrafar, mas certamente terá uma cerveja "verde".

A temperatura e o tempo de maturação é subjetivo de cada cerveja e de cada cervejeiro, pois tanto o tempo, quanto a temperatura influem no resultado da cerveja de forma diferente, principalmente a temperatura utilizada (estude a respeito e encontre a sua fórmula, vc se surpreenderá com os resultados).

Abraços.
Ultima edição: 9 anos 8 meses atrás por Fernando Pires.
Mais
9 anos 8 meses atrás #60995 por Fernando Dotta
Respondido por Fernando Dotta no tópico Descanso diacetil
Valeu Fernando,

Acho que não expliquei direto, eu faço a maturação sim. Geralmente de 2 a 3 semanas. Aí da não fiz nenhuma estilo que precise mais do que isso de maturação.

Minha dúvida mesmo era se podia fazer o resfriamento da cerveja depois do descanso. Pois temperatura mais baixa deixa a "borra" mais viscosa e grudado no fundo. Assim evito que ela saia para a garrafa.

Mas valeu mesmo....

Dotta
Mais
9 anos 8 meses atrás - 9 anos 8 meses atrás #60996 por Fernando Pires
Respondido por Fernando Pires no tópico Descanso diacetil
Bem, como você faz maturação, sugiro que depois do descanso diacetil você: primeiro baixe a temperatura para menos 30% do limite mínimo por 2 dias (11 a 13 graus); depois baixe para de 4 a 6 graus e deixe o tempo que achar necessário para uma boa maturação (dependendo do estilo) e antes de engarrafar, vc deixe por uns 2 dias em temperatura próxima a 0 Grau para decantação do fermento e... engarrafe :P

Abração!!
Ultima edição: 9 anos 8 meses atrás por Fernando Pires.
Mais
9 anos 8 meses atrás #61000 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Descanso diacetil
Não tem problema algum em realizar o processo que vc citou.

E ainda também não teria problema em fermentar, fazer o descanso e enagarrafar após dois dias deixando em baixa temperatura. Isso porque maturação ocorreria dentro da garrafa. Já fiz isso com uma weiss. Bati recorde de tempo entre produção e envase: 9 dias. Deixei 10 dias na garrafa antes de abrir e estava perfeita.

Lembrando que é a levedura que consome o diacetil e os outros produtos secundários indesejáveis formados na fermentação, e a levedura está não só na borra, mas também em todo a cerveja.
Mais
9 anos 8 meses atrás #61001 por Fernando Dotta
Respondido por Fernando Dotta no tópico Descanso diacetil

Gustavo Silva escreveu: Não tem problema algum em realizar o processo que vc citou.

E ainda também não teria problema em fermentar, fazer o descanso e enagarrafar após dois dias deixando em baixa temperatura. Isso porque maturação ocorreria dentro da garrafa. Já fiz isso com uma weiss. Bati recorde de tempo entre produção e envase: 9 dias. Deixei 10 dias na garrafa antes de abrir e estava perfeita.

Lembrando que é a levedura que consome o diacetil e os outros produtos secundários indesejáveis formados na fermentação, e a levedura está não só na borra, mas também em todo a cerveja.

Valeu Gustavo,

O que eu estou querendo do eh diminuir ao máximo a quantidade de levedo depositada no fundo do fermentador que vai para a garrafa, Vc acha que isso que falei ajuda?

Dotta
Tempo para a criação da página:0.371 segundos