Ajuda para Iniciante - adição de Lúpulo

Mais
11 anos 9 meses atrás #47098 por Marcelo Vodovoz

VINÍCIUS CARDOSO escreveu: Pois é, mas o problema é que esses kits são extratos de malte ( em lata, fechada) , sem a possibilidade de adicionar algo durante a produção.

Teria que adicionar o lúpulo durante a fermentação ou maturação (nao sei exatamente qual o momento correto para adicionar)

Comprei um lúpulo challenger, vou tentar adicionar depois da fermentação.

peraí, tá confuso isto. Vc já fez com estes kits alguma vez?
Mais
11 anos 9 meses atrás #47143 por Pedro Fraga
Vinicius:

o processo de extrato de malte inclui também uma etapa de fervura, igual ao processo de grãos (all grain). É aí que entra o lúpulo.

Se você for adicionar na maturação, vai ser apenas dry-hopping.
Mais
11 anos 9 meses atrás #47188 por VINÍCIUS CARDOSO
gurizada.

estou usando os kits da Brewferm, esses concentrados já passaram pela maior parte do processo da fabricação da cerveja. Antes do estágio final, este processo é interrompido e o líquido é reduzido ao concentrado através de evaporação. Tudo o que você tem que fazer é adicionar água e açúcar e deixar fermentar. (esses kits fazem de 9-15 Litros apenas)

[IMG

www.bilbilbeer.com.br/

depois que adicionar a água e o açúcar, leva em torno de 10 dias no balde na fermentação, e depois disso já é possível engarrafar para maturação.

o que estou sentindo necessidade é de adicionar lúpulo no final da fermentação. quero fazer uma experiência e deixar o lúpulo no balde uns 2 dias no final da fermentação.
(ou adicionar Hop aroma tabs? )

obrigado pela ajuda.
Mais
11 anos 9 meses atrás - 11 anos 9 meses atrás #47191 por Pedro Fraga
O lúpulo só vai entrar com aroma, então. Quando faço dryhopping, costumo deixar o lúpulo em hopbag com bolas de gude fervidas (para afundar até metade do balde) uns 5 dias na maturação, a 10-12 graus. O ideal é engarrafar/embarrilhar logo que possível também.

Para chegar a resultados mais pessoais, só passando para uma produção com extrato de malte ou, ainda melhor, all grain ;)
Ultima edição: 11 anos 9 meses atrás por Pedro Fraga.
Mais
11 anos 9 meses atrás #47215 por VINÍCIUS CARDOSO

Pedro Fraga escreveu: O lúpulo só vai entrar com aroma, então. Quando faço dryhopping, costumo deixar o lúpulo em hopbag com bolas de gude fervidas (para afundar até metade do balde) uns 5 dias na maturação, a 10-12 graus. O ideal é engarrafar/embarrilhar logo que possível também.

Para chegar a resultados mais pessoais, só passando para uma produção com extrato de malte ou, ainda melhor, all grain ;)

isso mesmo Pedro, é isso que vou fazer agora (vou fazer um teste com pellet, com flores e com pastilha efervescente para ver qual deles tenho melhores resultados.

duas dúvidas
1)dessa forma, não consigo amargor na cerveja?
2) que quantidade adicionar para 10 litros?

abraço
Mais
11 anos 9 meses atrás #47250 por Pedro Fraga
Depende do lúpulo e do efeito desejado (nem todos são muito indicados, é bom sempre usar lúpulos com teor de óleos alto). Costumo usar umas 3-5 gr por litro, dependendo do lúpulo ou do estilo.

Lembrando que não deve ser feito durante a fermentação e sim na maturação, preferencialmente em outro balde ou depois da purga de fermento no cônico. A temperatura ideal é alta (16 graus), mas pode ser perigoso para contaminação: prefiro fazer a 10 graus, por 5-8 dias.

Em flor você vai acabar perdendo muita cerveja (a flor vai puxar liquido), não recomendo pra quem está fazendo 10 litros.

E não, não vai conseguir amargor, que só é obtido na fervura. Tem quem ferva lúpulo na água por 60 minutos para adicionar amargor, mas até onde sei os resultados não são excelentes.
Tempo para a criação da página:0.523 segundos