Fermentação, ajuda por favor!

Mais
11 anos 7 meses atrás #46615 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico Fermentação, ajuda por favor!
Mateus,

não poderia ser solvente?

Se for, são os ésteres provenientes da alta temperatura (e/ou oxidação).
Mais
11 anos 7 meses atrás #46617 por Mateus Hausen
Não sei dizer exatamente o gosto, foi no começo do gole, acho que mais no cheiro até do que no próprio gosto, percebi que estava bastante turva ainda a cerveja, separei uma porção em uma garrafa de água mineral transparente a qual deixei ao lado do fermentador, assim posso ter uma noção do que se passa lá dentro hehe.

Da pra ver que ainda está fermentando pois a garrafinha já ficou estufada, um pouco de fermento decantou para o fundo da garrafa.

Agora o que está feito está feito, é aguardar e ver o resultado.

Abraços. e obrigado pelas dicas.
Mais
11 anos 7 meses atrás #46726 por Mateus Hausen
Consegui 2 maturadores de 10 litros que cabem dentro da minha geladeira doméstica (10º no compartimento de legumes)

dia 11 fecham 7 dias de fermentação, pergunto, vale a ena fazer uma maturação a 10º durante mais uns 10 dias antes de engarrafar?

Preciso de airlock nos maturadores ou só lacrar bem já está valendo?

Abraços.
Mais
11 anos 6 meses atrás #47261 por Diego Lopes
Respondido por Diego Lopes no tópico Fermentação, ajuda por favor!
Boa noite pessoal.

De curioso, como ficou cara?

Maturou em 10C mesmo?

Estou fermentando uma Pale Ale (levedura S-04). Sem controle (primeira brassagem).
Até que pra fermentar, os 20C que esta quase constante na minha cozinha esses dias estão legais acho.
Pra maturar que estou em dúvida...são 20 litros e acho que nao rola colocar na geladeira...vcs acham que caga muito maturar nesses 20C durante 7 dias (depois ainda rola uma refermentação com priming nas garrafas)...

abraço
Mais
11 anos 6 meses atrás #47278 por Mateus Hausen
Olá.

Fiz o seguinte. Engarrafei umas sem maturar, o resto passei para os maturadores de mantive a 10º por 7 dias e após engarrafei. a diferença entre as que foram maturadas e as que não foram é enorme.
A maturação deu uma arredondada boa, ficou sem comparação, a partir de agora vou maturar sempre na geladeira.

Não sei te dizer quanto a maturar a 20º, até onde eu li a recomendação é no máximo 10Cº mas sou totalmente inexperiente para opinar hehe.

Abraço e boa sorte com a breja.
Mais
11 anos 6 meses atrás #47279 por Mateus Hausen
Segue uma foto do resultado final, até que ficou bem jeitosa hehe, pena que a camera é ruim.

Abraços.
Anexos:
Tempo para a criação da página:0.366 segundos