Fermentação, ajuda por favor!

Mais
11 anos 7 meses atrás #46579 por Mateus Hausen
Olá pessoal, na madrugada do dia 03/05 fiz minha primeira brassagem
20 litros de Belgian Blond Ale
Malte Pilsen
Malte Carahell
Malte Vienna
800 gramas de açucar.
Lupulo Magnum
Lupulo Styrian Golding
Lupulo Saaz
whirfloc
Fermento S-33

Passei para o fermentador as 5 horas da manhã do dia 04/05 (sim, virei a noite hehe)porém a temperatura estava em torno dos 30º coloquei o femento mesmo assim S-33.
No dia seguinte estava borbulhando feito louca a uma temperatura de 24º e foi assim até de noite.

Hoje, dia 05/05 pela manhã não havia nenhum movimento no airlock e ainda segue do mesmo jeito.

Isto é normal, devo tomar alguma providencia, continuo aguardando mesmo sem borbulhar?
Devo adicionar mais fermento, sacudir o fermentador, rezar, ou apenas relaxar e aguardar?

Obrigado pela atenção.
Mais
11 anos 7 meses atrás #46585 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico Fermentação, ajuda por favor!
Relaxa que nem sempre tem bolha no airlock, pode ter vazamento em algum lugar do galao/balde. Mais fácil acompanhar fazendo leitura da gravidade nos próximos dias.

Só me preocupo com essa temperatura de fermentação. 24o é alto pra caramba, se prepare para uma cerveja demasiadamente doce/frutada :)
Mais
11 anos 7 meses atrás #46592 por Mateus Hausen
Bom dia, Obrigado pela ajuda, estou bem bolado, pois é minha primeira cerveja.

Quanto a temperatura de fermentação eu não tenho muito controle, a noite chega a uns 19º e durante o dia tenho conseguido manter a 23º colocando garrafas congeladas próximas ao fermentador que está em uma caixa, coberto com uma cortina blackout.

Quanto a ficar frutada/doce, não estou muito preocupado, minha maior preocupação é que saia algo que se possa chamar de cerveja e que seja ao menos "tomavel", nas próximas levas pretendo aumentar estes critérios.

Obrigado pelas dicas.
Mais
11 anos 7 meses atrás #46593 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico Fermentação, ajuda por favor!
Eu tive pesadelo com o fermentador explodindo na minha primeira brassagem .. rs

Porém, aconselho a ter um controle bem rigoroso na temperatura na próxima leva: é a parte mais importante de todo o processo.
Mais
11 anos 7 meses atrás #46608 por Bruno Moreno de Brito
Cara a única forma de saber é medindo a densidade e ver se teve alguma atenuação, qualquer escape na tampa do balde pode fazer com que não saia bolhas do fermentador. Cara S-33 a 24c tenta fazer uma boa maturação a 12c pelo menos, o S-33 é muito usado em cervejas belgas, mas pelo o que andei vendo em alguns fóruns americanos ele é de origem inglesa. Porém ele é usado em belgas pq tem um esterificação bem intensa, e femrentar a 24C não vai ser um problema, mas vai ter que fazer uma maturação longa e controlada. É o que um amigo meu diz, a westvleteren fermenta a até 28C e é a melhor do mundo, se eu fermento nessa temp minha breja é uma bosta kkkk. A diferença é a maturação. E concordo, o controle de temperatura é muito importante, e coloco ele junto com a sanitização como partes mais importantes. Quando vc passar a controlar a temp primeiro vai conseguir uma gama maior de sabores da fermentação, pois uma diferença de 2C já muda o perfil criado pelo fermento, e segundo vai evitar uma caralhada de off flavors. Abraços!!

Cervejaria Serra de Três Pontas
www.facebook.com/stpcervejaria
Mais
11 anos 7 meses atrás #46612 por Mateus Hausen
Tirei uma amostra ontem para medir vou aguardar até fechar uma semana para medir novamente, se tiver ok, faço o primming e engarrafo.

Dei uma provadinha na amostra, o gosto é de cerveja hehe, porém senti um leve gosto que me pareceu de plástico, será que este gosto some com o decorrer da fermentação/ maturação?
Tempo para a criação da página:0.441 segundos