Micro Brassagem

Mais
13 anos 6 meses atrás #27166 por André Silva
Criado por André Silva no tópico Micro Brassagem
Boa tarde a todos.

Já fiz algumas brassagens mas sempre em ambiente propício, grande e com todos os equipamentos a mão.
Moro em apartamento e gostaria de começar a fazer alguns testes de receitas, mas devido ao espaço, preciso fazer pouca quantidade, algo na faixa de 10 litros.

Acham que é viável? Para fermentação, pensei em usar galões de 10 litros de água.

O que acham ?

Gosta de cerveja e de viagem? Visite meu blog! www.TravelAndBeer.com
www.twitter.com/andre_silva_84
Mais
13 anos 6 meses atrás #27176 por MARCELO RICARDO MONICH
Respondido por MARCELO RICARDO MONICH no tópico Re:Micro Brassagem
Grande André.
Dá para fazer sim, mas quem faz 10 faz 20.
O tamanho dos equipamentos não muda tanto.
Conheço vários cervejeiros caseiros que fazem brassagens de 20 litros na lavanderia do apartamento.
Acho que vale mais a pena.
Abraço.
Monich
Mais
13 anos 6 meses atrás #27177 por Renato .
Respondido por Renato . no tópico Re:Micro Brassagem
André tenho esse mesmo problema.

E Monich o problema naum eh nem brassar, e sim a maturação. Pelo menos pra mim, eu naum tenho onde deixar um galão de 20L. Não cabe na geladeira da minha mae e naum to podendo comprar uma geladeira só para isso, não pelo preço mas sim pelo espaço.
Mais
13 anos 6 meses atrás #27178 por André Silva
Respondido por André Silva no tópico Re:Micro Brassagem
O maior problema ao meu ver, é o que o Renato falou, espaço na geladeira para maturação.

Pergunta de iniciante: Maturação a 15/20ºC vale ou de nada adianta ?

Gosta de cerveja e de viagem? Visite meu blog! www.TravelAndBeer.com
www.twitter.com/andre_silva_84
Mais
13 anos 6 meses atrás #27189 por MARCELO RICARDO MONICH
Respondido por MARCELO RICARDO MONICH no tópico Re:Micro Brassagem
André e Renato.
Sei que uma maturação em temperatura mais baixa ajuda muito, mas estou na 10a brassagem e maturei todas em temperatura ambiente.
Também não tinha geladeira. Agora ganhei um freezer e estou comprando o termostato.
Hoje mesmo estou com quatro baldes de 20 litros.
2 fermentando e 2 maturando em temperatura ambiente.
Dentro de casa entre 17 e 20 graus.
Só não dá para fazer Lager, eu penso, mas Ale dá sim.
Manda ver. Depois vai comprando e arrumando lugar.
Uma sugestão boa do Luis Kolbach é fazer uma capa para o balde (com blackOut mesmo) e deixar o balde na sacada mesmo, desde que não pegue sol.
Vai tranquilo que o vício é dos bons.
Um abraço.
Monich
Mais
13 anos 6 meses atrás #27192 por Rodrigo Casarin
Respondido por Rodrigo Casarin no tópico Re:Micro Brassagem
André, Renato, concordo com o Monich. As cervejas que já tomei fermentadas e maturadas à temperatura ambiente ficam ótimas. As minhas duas primeiras levas (e muitas das próximas) estão fermentando e maturando em um quartinho aqui de casa, apenas longe da luz do Sol. O que realmente complica é para fazer lager apenas.

Tem muita gente que coloca diversos empecilhos como sendo praticamente obrigatórios para que tenhamos uma cerveja de qualidade, contudo, mesmo com ainda pouca experiência de fazer cerveja em casa, percebo que quase qualquer tipo de obstáculo pode ser contornado.

Sigam em frente que é um hobby legal pra cacete!

Abraços.
Tempo para a criação da página:0.406 segundos