validade da cerveja artesanal caseira

Mais
12 anos 3 meses atrás #39186 por Marcelo Braga
Pessoal andei lendo um livro chamado How to brew, de john Palmer, indicado até num fórum aqui no site. Eu tinha postado algumas impressões minhas sobre envelhecimento das cervejas. Andei lendo essa discussão e quero levantar outra discussão. As Pessoas relatam a perda da potência do lúpulo com o tempo. A Questão é: Alguém já bebeu uma cerveja durante a primeira fermentação, os primeiros 2 dias? É bem idiota fazer isso, mas eu já fiz, se notam 2 coisas, que depois lendo o livro consegui verbalizar uma conclusão. Primeiro, um copo da cerveja te deixa tonto, como se tivesse uma quantidade absurda de álcool, segundo é o amargor, que se destaca, tornando a cerveja difícil de tomar. Isso acontece porque o primeiro álcool produzido pela levedura é um álcool de cadeia longa, pesado, e não o Etanol(2 carbonos), e o amargor se deve instabilidade dos componentes da cerveja, claro o lúpulo também. Com o envelhecimento, o levedo usa o álcool pesado para produzir ésteres e outras substancias que dão sabor e equilibram a cerveja. Essa maturação da cerveja, varia com o tempo e estilo(depende da quantidade de substrato para o levedo). A cerveja, via de regra é como vinho, quanto mais velha melhor. Mas tem um porém, assim como o vinho se oxida, vira vinagre...a cerveja pode se oxidar também... cervejagre? então existe um tempo máximo da cerveja e é determinado pela quantidade de oxigênio que entrou em contato com a ela...
Na minha opinião final, o lúpulo não perdeu o poder, ele se equilibrou!
Mas é minha opinião, mais teórica que prática, já que não sou tão experiente.
gostaria de ler outras opiniões, até lá não bebo nenhuma cerveja engarrafada ha menos de 3 semanas...
Tempo para a criação da página:0.341 segundos