validade da cerveja artesanal caseira

Mais
12 anos 9 meses atrás #37328 por Otávio Augusto R. de França
prezados

fiz uma leva de 31 garrafas, numa tentativa de fazer uma IPA. aqueles que provaram disseram que ficou boa, me deram sugestoes e etc. quanto a isso, tudo bem.
mas estou achando que, a medida que vou bebendo, a qualidade das garrafas que ainda tenho na geladeira esta caindo. normalmente bebo uma por semana.a impresaso que tenho hoje eh de que ta BEM diferente da primeira garrafa que bebi (apos 1 semana de engarrafada e mais 1 semana de geladeira).
esta leva foi engarrafada em dezembro.
portanto, quanto ao prazo de validade, algum comentario? minha cerveja "venceu" ?

abracos
Mais
12 anos 9 meses atrás - 12 anos 9 meses atrás #37347 por Gil Lebre Abbade Franco
tudo vai depender de alguns fatores, que defeitos ou mudanças você observou?
qual o estilo da IPA, inglesa ou americana?
fato é que com a guarda o frescor do lúpulo vai diminuindo consideravelmente, portanto é provável que o melhor dela estava nessas garrafas consumidas em dezembro.

nem "brahmeiro", nem "beer snob"
Ultima edição: 12 anos 9 meses atrás por Gil Lebre Abbade Franco.
Mais
12 anos 9 meses atrás #37349 por Yuri Lopes
eram engarrafadas em long necks?? estilo rosca?? Pois estas tendem a não fechar por completo e o ar consegue entrar. Bebi a última garrafa da minha primeira leva, em dezembro tbm, ela estava normalzinha...

"Era um homem sábio aquele que inventou a cerveja."
Platão
Mais
12 anos 9 meses atrás #37350 por MARCELO RICARDO MONICH
Otávio o que o Gil comentou é bem comum.
A perda de potência do lúpulo é o que mais percebo nas garrafas guardadas.
Mais
12 anos 9 meses atrás #37351 por Marcelo Braga
Eu tenho feito cerveja há mais ou menos 6 meses, mas li bastante, na literatura quanto mais velha a cerveja, melhor, mas existe um ponto onde ela oxida e fica ruim, acho q antes de 6 meses não acontece isso. Na minha curta experiência consegui esperar 5 semanas após o engarrafamento, coincidência ou não foi minha melhor cerveja. Mas tenho observado que elas melhoram com o tempo. mas fatores como vedação, local, temperatura e até exposição a luz modificam o tempo q ela fica boa. eu li um livro chamado how to brew de john palmer, vc encontra online. Esse livro respondeu várias de minhas questões, recomendo. ah, não pasteurizo minha cerveja, se vc pasteuriza aí a história é outra. o tempo só piora ela.
Mais
12 anos 9 meses atrás #37352 por Gabriel Dias
Com a minha pequena experiencia (4 levas), minhas brejas costumam ficarem melhores depois de uns 2 ou 3 meses engarrafada em temperatura ambiente, esse fds tomei uma speciality que fiz faz mais de 6 meses e estava ótima tbm.
E' só ter cuidado com a temperatura, vedação e luminosidade q as cervejas aguentam bem
Tempo para a criação da página:0.466 segundos