Informação.

Mais
9 anos 11 meses atrás #59298 por Tiago Silva Bernini
Criado por Tiago Silva Bernini no tópico Informação.
A cervejaria Baden não é mais considerada cerveja artesanal depois que foi comprada pela Brasil Kirin?
Mais
9 anos 11 meses atrás - 9 anos 11 meses atrás #59304 por Gabriel C.
Respondido por Gabriel C. no tópico Informação.
Polêmico :) Por mim, acho que ela segue artesanal com uma ressalva, que é a Cristal. Digo isso porque eu visitei a fábrica deles ano passado e o único rótulo que saiu da fábrica de Campos do Jordão foi a Cristal, pelo aumento da distribuição que superou o que a linha de lá consegue produzir.

Todas as demais seguem sendo produzidas na fábrica original.
Ultima edição: 9 anos 11 meses atrás por Gabriel C..
Mais
9 anos 11 meses atrás - 9 anos 11 meses atrás #59306 por Odimi Toge
Respondido por Odimi Toge no tópico Informação.
Se for levar ao pé da letra o conceito de artesanal só sobrarão os cervejeiros caseiros. Aliás, antes da Kirin a Baden Baden já pertencia a Schincariol.
Ultima edição: 9 anos 11 meses atrás por Odimi Toge.
Mais
9 anos 11 meses atrás #59307 por Fernando Passos
Respondido por Fernando Passos no tópico Informação.
Essa discussão não é de hoje.

Em inglês eles adotam os termos carft e crafty pra facilitar. Não sei como se poderia fazer uma adaptação ao português.
Mais
9 anos 11 meses atrás #59309 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Informação.
Acho que nem mesmo as cervejas produzidas em abadias trapistas podem ser consideradas "artesanais", tendo em vista a modernização de suas cervejarias e equipamentos, além do considerável volume de produção. A exceção talvez seja Sint Sixtus, e olhe lá...

Muito provavelmente a Cristal não é a única produzida fora de Campos do Jordão. Já vi outras com o endereço de produção de Itú impresso nas tampas.

Mais
9 anos 11 meses atrás #59333 por Gabriel Lucas Scardini Barros
Respondido por Gabriel Lucas Scardini Barros no tópico Informação.
O conceito "cerveja artesanal" (mais exatamente craft beer) é do Brewers Association estadunidense e vale somente levando em conta as características por lá.

Para uma cervejaria ser artesanal ela deve produzir dentro de um determinado volume (que constantemente é aumentado para manter a Boston Beer Company, da Sam Adams, como artesanal), não ter a maioria do capital controlado por uma grande corporação e mais algumas especificações técnicas.

A discussão craft x crafty nos EUA diz mais a respeito de cervejas produzidas por cervejarias de grandes corporações que tentam emular qualidades de uma boa cerveja e servir de isca para desavidados (ex.: Shock Top). A linha mais trabalhada da Goose Island passa longe de ser crafty.

Na Europa não existe tanta vontade de carimbar uma cervejaria como artesanal pela relação mais antiga que existe com a cerveja, na Belgica, por exemplo, há uma série de cervejarias que mais se parecem com uma grande corporação do que uma artesanal americana, que produzem rótulos de grande qualidade (um grande exemplo é a Duvel Moortgat).

Acredito que a grande tendência é uma mudança de terminologia, ou mesmo a utilização apenas de cerveja para fazer referência às cervejas de massa e as especiais/artesanais.

Abraços,

Gabriel Lucas
factoide.com.br
Tempo para a criação da página:0.414 segundos