Destaques de 2014

Mais
10 anos 4 semanas atrás #58645 por Alexandre Almeida Marcussi
Bom, estamos aí, 2014 quase no fim. Quais foram os destaques cervejeiros do ano para vocês? Quais os fatos que mais se destacaram, positiva ou negativamente? Quais foram os lançamentos que vocês mais curtiram beber? O que descobriram de novo e empolgante? Quais as previsões e perspectivas para 2015? Eu já deixei minhas impressões no meu blog , mas queria ouvir a opinião dos brejeiros!

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
10 anos 4 semanas atrás #58649 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Destaques de 2014
Eu como gaúcho acompanho mais o cenário daqui, e posso afirmar que um fato interessante foi o surgimento de diversas marcas, muitas feitas de forma caseira, que produzem ótimas cervejas e vendem praticamente só nos bares da região.

Alguns dos rótulos que marcaram o ano foram a Tupiniquim Polimango, Lagom Framboise, Bigfoot e Pacific da Seasons, Black Metal Ipa da Maniba e algumas De Molen com quase 5 anos de guarda.

Outro fato interessante foi eu me aprofundar mais na produção de cervejas, tanto com pesquisa quanto trocando idéias com pessoas muito mais experientes. Agora já posso dizer que sei fazer cerveja e me orgulho de produzir algumas que arrancaram elogios de pessoas que entendem muito mais que eu sobre o assunto. Isso me deixa muito feliz.

Em 2015 quero botar em prática o que venho estudando a algum tempo: a produção de sour ales. Além disso, um dos meus desejos é que o mercado das artesanais gaúchas continue crescendo, lançando rótulos simples, bem feitos e por um preço bem acessível.
Mais
10 anos 4 semanas atrás #58656 por José Maurílio Marcondes Alves
Vou deixar destacado aqui a ausência da excelente Founders. Eu p.e. ficarei com
saudades do "Bastardo do Sertão".
Espero que em 2015 haja uma reviravolta nesta situação.
Mais
10 anos 4 semanas atrás #58657 por Gustavo Guedes
Respondido por Gustavo Guedes no tópico Destaques de 2014
Pra mim, o maior destaque foi a Therezopolis Jade que provou que é possível fazer IPA boa por um preço justo.

Cervejaria, sem duvida é mais uma vez a Bodebrown que está um passo à frente das demais. A Wäls merece uma menção honrosa também pela qualidade e inovação contínua.

A profusão de abertura de novos redutos cervejeiros tbm merece destaque. Cada vez mais lugares pra beber, pena que o preço nem sempre seja muito convidativo.

Cerveja = Felicidade Líquida.
felicidadeliquida.blogspot.com.br/
Mais
10 anos 4 semanas atrás #58659 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Destaques de 2014
Um destaque negativo foi a subida dos preços das brejas. Baden Baden já está passando dos 16 reais e Colorado quase 18. Isso pra citar apenas dois exemplos... :angry:

Não foi exatamente um lançamento, mas a nacional que mais me impressionou este ano foi a Way Amburana Lager. Que baita cerveja! Super saborosa e complexa, pareceu até uma dark strong ale trapista de responsa!

Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: André Bueno
Mais
10 anos 4 semanas atrás #58661 por Alexandre Almeida Marcussi
Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico Destaques de 2014
Passei no EAP esses dias para comprar uma garrafa da Wäls EAP Wild Ale (bastante expectativa para essa breja) e notei uma coisa meio chocante. Eu tinha ficado vários meses sem passar no EAP e fiquei assustado com a carta que encontrei no bar. Só tinha um monte de rótulos novos, muitos dos quais eu nem tinha ouvido falar, e eu não consegui achar um monte, mas um monte mesmo, de bons rótulos antigos que eu queria comprar. Pequena variedade de rótulos de algumas cervejarias nacionais famosas, um monte de importadas que simplesmente sumiram das gôndolas e só uma avalanche das Mikkellers, Evil Twins e Nogne O da vida, com aquelas garrafas custando 80/100 reais.

Tive a impressão de que em 2014 vieram um monte de importações novas às custas de descontinuar muitos bons rótulos importados que tínhamos no país. Ou então eles estão vendendo em algum lugar que eu simplesmente não encontro. Acho muito esquisito procurar cervejas-ícone como a Orval ou a Fuller's ESB e não achar em lugar nenhum, mas encontrar um monte de novos rótulos praticamente desconhecidos do público cervejeiro. Vocês estão tendo a mesma impressão? Como é que as importadoras querem consolidar o mercado se os rótulos que servem de porta de entrada para novos apreciadores não estão nas prateleiras?

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: André Bueno
Tempo para a criação da página:0.390 segundos