A degustação é um caminho que você trilha em um território aberto de possibilidades. Você não vai explorar tudo o que existe, mas uma hora ou outra vai escolher uma trilha e entrar de cabeça nela para ver onde ela te leva. Acho que, num primeiro momento, a atração do exotismo pode ser importante para o consumidor. Mas penso que, a partir do momento em que você aprende o suficiente para conhecer seus gostos e saber o que esperar de cada cerveja, não compra só porque você nunca tomou aquilo.
Minhas compras de bebidas se dão por dois critérios. Por um lado, eu compro cervejas de preço razoável que eu curta, para beber hedonisticamente - e aí tendem a ser sempre as mesmas, minhas favoritas. Acima de R$ 30-35 por litro, tá vetada da lista. Por outro lado, compro quando uma cerveja em especial me oferece um caminho que eu queira seguir, um aprendizado de algo que eu não sabia. Aí posso gastar mais. No momento, o que me faz tirar dinheiro do bolso são sour ales e vinhos. Mas as sours estão tão, tão caras no Brasil que não tenho condição de comprar com frequência.