O que estamos procurando em uma loja de cervejas?

Mais
10 anos 6 meses atrás #55683 por Rodrigo Ruivo
O atendente tentou me vender a cerveja dizendo que ela era da Jamaica. Não sei de vcs, mas eu não quero beber cerveja da Jamaica. Não me interessa se é exótico ou não, eu não quero ( só para não parecer modinha). Perambulando pelos sites, vejo aqueles menus separados por país, 22 países diferentes... " Eu não to nem ligando de qual país vem a cerveja" ( Na verdade sim, por uma questão de escola/estilo), mas o fato é que em muitos lugares (vocês podem confirmar isto ou não) os produtos são oferecidos pelo viés da exoticidade. Outra maneira seria usar uma sigla: "IPA", essa sigla vende. O que eu gostaria de discutir é o seguinte: O que procuramos? A tal exoticidade? A cultura imbuída em cada gole de cerveja importada? A descoberta da capacidade dos nossos produtores de cerveja? Além das "coisas" mercadologicamente normais que se espera de um estabelecimento comercial físico/virtual, o que desperta o interesse nosso de uma maneira não particular? Digo, o que te faz desprezar uma cerveja de 20 reais e comprar outra de 20 reais? Queria descobrir qual o espirito comum da coisa toda. Individualmente o que me desperta o interesse é a informação, a inserção do indivíduo consumidor na cultura onde a cerveja foi produzida. Mas dai eu esbarro em uma cerveja nacional boa da mesma maneira. Não sei como fazer esta viagem cultural e a minha experiência fica incompleta. É uma tremenda bobeira no fundo, mas é como eu bebo.

Divaguem...
Mais
10 anos 6 meses atrás #55684 por fernando pereira frassetto
Gosto de experimentar cervejas de países menos conhecidos, muitas vezes são de qualidade duvidosa (para dizer o mínimo), mas realmente o tal "exotismo" vende, e muito. A sigla IPA também. Rótulos e/ou nomes "descolados" idem. Esse é mais um dos muitos motivos pelos quais não mudo de ideia: a cultura cervejeira nacional é muito pobre, indigente.
Em tempo: medalhinha de concurso no rótulo (muitas vezes de concursos nem tão bons) e resenha em blog/revista da moda também vende. Por isso que muita gente compra reportagem por aí. E por isso que fico p...com tanta besteira que se diz por aí. Enfim, continuemos divagando...
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Rodrigo Ruivo
Mais
10 anos 6 meses atrás #55686 por Arthur Moschen
Eu sinceramente busco provar de tudo, pura e simplesmente pra conhecer. Alguns rótulos chamam a atenção por serem exóticos, outros pela tradição - algo muito útil para se coompreender estilos - e por vezes já comprei cervejas sabendo que não ia gostar, só pra provar mesmo.

Mas acho que no fim das contas, o mais legal é quando tu encontra o único... Aquela cerveja que dá gosto de beber e dizer - "Essa aqui tem um gosto próprio", e não precisa ser mirabolante ou ter ingredientes malucos ou custar os olhos da cara ou vir das montanhas da Eritréia pra isso, personalidade é mérito do fabricante.

Enfim, quanto ao meu critério de desprezar certa marca em detrimento de outra quando ambas tem o mesmo preço, acho que vai do "feeling" mesmo, da idealização que tenho em relação a uma ou outra, coisa que passa tanto por experiências de degustações anteriores dentro do mesmo estilo quanto opiniões de terceiros.

Mas no fim das contas... É só o ato de degustar que dá a palavra final mesmo, até quando você sabia que não ia gostar, provou e não gostou mesmo.

Divaguemos!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Rodrigo Ruivo
Mais
10 anos 6 meses atrás #55691 por Odimi Toge
Cerveja da Jamaica - provavelmente aquela Red Stripe - uma SAL absolutamente igual as que temos por aqui. A garrafa é bonitinha.
Mais
10 anos 6 meses atrás - 10 anos 6 meses atrás #55694 por Alexandre Almeida Marcussi
A degustação é um caminho que você trilha em um território aberto de possibilidades. Você não vai explorar tudo o que existe, mas uma hora ou outra vai escolher uma trilha e entrar de cabeça nela para ver onde ela te leva. Acho que, num primeiro momento, a atração do exotismo pode ser importante para o consumidor. Mas penso que, a partir do momento em que você aprende o suficiente para conhecer seus gostos e saber o que esperar de cada cerveja, não compra só porque você nunca tomou aquilo.

Minhas compras de bebidas se dão por dois critérios. Por um lado, eu compro cervejas de preço razoável que eu curta, para beber hedonisticamente - e aí tendem a ser sempre as mesmas, minhas favoritas. Acima de R$ 30-35 por litro, tá vetada da lista. Por outro lado, compro quando uma cerveja em especial me oferece um caminho que eu queira seguir, um aprendizado de algo que eu não sabia. Aí posso gastar mais. No momento, o que me faz tirar dinheiro do bolso são sour ales e vinhos. Mas as sours estão tão, tão caras no Brasil que não tenho condição de comprar com frequência.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Ultima edição: 10 anos 6 meses atrás por Alexandre Almeida Marcussi.
Mais
10 anos 6 meses atrás #55695 por Paul K
Eu procuro lojas com bom preço e boa variedade (e perto da minha casa). Em lojas online também busco confiabilidade, e por ser online, é só vantagem existirem mais filtros de buscas como por país, preço, estilo etc. Vai facilitar que eu ache algo que me interessa no preço que me interessa.
Tempo para a criação da página:0.448 segundos