O ano ainda não acabou, mas acho que já dá para fazer uma retrospectiva dos principais fatos e tendências do mercado cervejeiro neste ano. Quais vocês acham que foram os aspectos mais positivos e negativos do mercado em 2013?
Positivos:
1. Inundação do mercado por novas importações. Este ano, continuando a tendência de 2012, tivemos a chegada de importações de peso-pesado. A promessa havia sido de marcas americanas, mas de novo foram as europeias que se destacaram para mim. De Struise, a invasão da De Molen, os novos rótulos da Evil Twin, Cantillon, 3 Fonteinen. Este foi um ano de cervejas ótimas e muito, muito caras no mercado nacional. Entre as mais acessíveis, destaco os novos rótulos da Founders e, num patamar intermediário, North Coast e Ballast Point. E acho que só.
Negativos:
1. Eventos cervejeiros. Achei que o ano de 2013 teve eventos desinteressantes, sem nenhum diferencial para chamar o público "beer-geek", com preços inflacionados e com poucas exclusividades. A cultura cervejeira brasileira, cada vez mais, consolida-se como uma cultura de empórios, e não de eventos, na contramão da tendência norte-americana. Para mim isso não é ruim, já que quase sempre prefiro beber com amigos não-cervejeiros e com a patroa, e os eventos cervejeiros ainda são muito pouco receptivos à vida inteligente feminina.
2. Preços. A escalada de 2012 continuou, e chegou a se intensificar agora em 2013. Os rótulos que voltaram em maior escala continuam muito caros, e as novas importações estabeleceram um preocupante patamar de preços que já se eleva acima dos R$ 50 com naturalidade alarmante. 2012 tinha mostrado uma sensível diminuição no preço das belgas mais famosas, mas essa tendência estancou (e até reverteu devido à inflação e alta do dólar). Está mais caro beber novidades cervejeiras do que beber vinho!
3. Produção nacional. As cervejarias nacionais estão tímidas em seus lançamentos, seja na quantidade deles, seja na ousadia, e estão perdendo o bonde do mercado, perdendo espaço para as importadas. Para piorar, as novas modas cervejeiras de 2013 não beneficiaram nossas cervejarias. Os novos lançamentos de estilos em alta, como American IPA ou saison, ainda mostram qualidade medíocre se compararmos com os exemplares importados - que muitas vezes vêm mais baratos, inclusive. Não tenho tido vontade de acompanhar lançamentos nacionais. Acho que a reorientação da produção de estilos alemães (que eram tradicionais no Brasil, e para o qual as cervejarias tinham know-how) para os norte-americanos não está fazendo bem. Tanto é que a única cervejaria que aumentou consideravelmente a qualidade de seus lançamentos em 2013, para mim, foi a Bamberg, já que ela apostou no resgate de técnicas alemãs tradicionais.