Mercado cervejeiro nacional: bolha se formando?

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11 anos 3 meses atrás #49996 por Diogo Olivares

Alexandre Almeida Marcussi escreveu: Acho que existem, sim, algumas cervejarias no Brasil que estão começando a se precaver investindo ao mesmo tempo em qualidade e acessibilidade, fazendo cervejas que, pela sua consistência, preço acessível e boa distribuição, vendem a longo prazo, e não apenas na época do lançamento e no fim do prazo de validade. Aqui em São Paulo, Colorado, Way, Invicta, Bamberg (sem citar a Eisenbahn, que é hors concours) parecem trilhar esse caminho. Outras ainda tropeçam em um dos pontos do binômio qualidade-acessibilidade, seja por fazerem cervejas muito caras que não se sustentam a longo prazo, seja por fazerem cervejas acessíveis, mas que não se destacam.

Acho que talvez o Fil esteja falando de cervejarias capazes de produzir rótulos "world-class"; cervejas inesquecíveis que se tornam referências para os consumidores no Brasil e quiçá no exterior. Daquelas que a gente pontua acima de 4.5 em 5.0. Isso ainda é raro, mesmo entre aquelas que cobram fortunas. O mais frequente é pagarmos caro por cervejas que ainda decepcionam diante das concorrentes internacionais. Mas isso depende de tempo e de as cervejarias atingirem um porte que lhes permita "perder dinheiro" num projeto mais ousado. Eu acho melhor investir em consistência, em produzir com constância rótulos acessíveis e de boa qualidade. Não precisa ser uma barrel-aged imperial stout com 100 pontos no RateBeer; uma porter, helles, saison, IPA de ótima qualidade e preço é um começo seguro e satisfatório para mim.


Falou tudo!

E tem todos aqueles desafios que a gente já conhece.
Impostos e logística não permitem que as nossas micro sejam mais competitivas, para que concorram com preços mais atrativos e conquistem assim mais faixas de consumidores. Pro nicho crescer, precisa cada vez mais e mais angariar novos adeptos, e no preço que tá sendo cobrado, querendo ou não, há um limite no poder de acessibilidade/penetração.
E só com a disseminação (por preço + qualidade) das cervejas especiais vai surgir mais demanda, mais investidores interessados em microcervejarias, mais produtos locais acessíveis, mais pressão competitiva, e aí sim relação custo-benefício ideal, com cervejas consistentes e também ''deluxe'' a preços realmente democráticos.
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11 anos 3 meses atrás #50006 por fernando pereira frassetto

FiL Crux escreveu: Ótimo artigo Márcio.

Os números geralmente não mentem. Contudo penso que não podemos pegar somente o parâmetro "litros produzidos" como referência para crescimento do mercado artesanal. Ele deve ser acompanhado do atributo qualidade. Este última sim me preocupa, pois o que temos visto por aí são cervejarias se preocupando somente em expandir sua produção de cerveja ruim.


O mercado cresce em um ritmo maior que o conhecimento.e a qualidade. Também acho que tem muita coisa fraca por aí, e não vejo sustentação para muita gente que está se esquecendo que vc precisa crescer devagar e de preferência regionalmente antes de querer voar muito alto.
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11 anos 3 meses atrás #50092 por Paulo Brunoro
Olá Márcio. Gostei bastante do texto, tinha números que não conhecia. Mas eu, sinceramente, observo esses números de forma mais otimista.

Primeiro, no que diz respeito à bolha. Meu entendimento por bolha econômica (me corrijam, pois não sou especialista) é quando um determinado mercado cresce muito mais do que a demanda pode suprir, assim o investidor não tem retorno para honrar compromissos, seus credores ficam sem dinheiro para honrar suas contas e gera um efeito cascata. O que vejo para os números apontados por você é exatamente o oposto, ou seja: Pesquisas apontam uma tendência do mercado artesanal nacional chegar a 2% do consumo total da cerveja e você aponta que será difícil as micros chegarem a essa produção, logo (segundo absorvi do seu texto) a demanda será menor que a procura o que garantirá segurança às empresas e seus credores, logo, não é bolha.

Dentro desse cenário observo três possibilidades:

1- As micros nacionais realmente não acompanharão a tendência do mercado, a procura será maior que a demanda, o que irá gerar inflação nos preços das micros. (realmente não acredito nessa hipótese)

2- As micros nacionais realmente não acompanharão a tendência do mercado, os importadores perceberão esse filão e crescerão ainda mais para suprir uma necessidade de mercado. (pra mim, mais plausível)

3- Investidores verão o potencial do setor cervejeiro e investirão não só em cervejarias como em toda a cadeia necessária para a mesma, deverá surgir empresas de tanques de fermentação e cozinha de brassagem, transporte adequado, distribuição, etc. Isso impulsionará o mercado, barateará a produção e atenderá a demanda. (Na minha opinião, é a tendência).

De qualquer forma, investir em cerveja artesanal será rentável em qualquer dos cenários, em confirmando a tendência de consumo que crescerá 400% em 8 anos.

Ainda, não podemos esquecer que (apesar do crescimento das micros, importadas e premiums) o mercado de cerveja geral está sofrendo uma recessão esse ano que deve fechar em -6%, o que mostra, mesmo impulsionado pela lei-seca, que as pessoas estão cada vez bebendo menos e melhor. Assim, 2% do mercado em 2020 pode representar um número bem mais baixo que 2% do mercado em 2012.

Fecho repetindo que gostei muito do post e o que escrevo aqui não é crítica e sim minha visão e análise dos números. Aliás, levando em conta minha atuação em matemática nos tempos de colégio, qualquer análise minha sobre números deve ser desconsiderada!!! :P
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11 anos 3 meses atrás #50103 por Paul K
Não existe uma definição exata do que é uma bolha. Mas de forma genérica e básica dá pra dizer que uma bolha se forma quando os preços de ativos de um mercado estão muito fora de seu valor intrínseco ou estão baseados em visões inconsistentes do futuro.

Valor intrínseco que não é facilmente medida e muitos economistas nem consideram que isto exista de fato, por isso talvez a segunda definição seja a mais interessante.

Uma cerveja por si só não é um ativo, portanto seu preço não pode formar uma bolha. Por outro lado as cervejarias e suas dívidas, ações, cotas etc. são ativos para o mercado, o que caso sejam precificados fora da realidade podem causar uma bolha.

Vejamos seu exemplo de expectativa de crescimento do mercado e cenários de crescimento. Caso esta expectativa seja exagerada e mesmo assim diversos investidores invistam em cervejarias nacionais ou na importação de estrangeiras pode haver um excesso de endividamento por parte de investidores que esperam um retorno que não existe, o que por sua vez vai causar aquele efeito cascata que você explicou.

Note que a questão aqui é justamente a expectativa. Pesquisas apontam um crescimento de 1300% em 8 anos, ou será em 10 ou em 20 anos? Se todo mundo achar que é em 8 e for em 30. Algo vai dar errado.

É importante notar também que a demanda é dependente de diversos fatores como ao preço e a qualidade (só pra citar os já discutidos nessa thread) do produto.

Uma precificação mais alta, vinda da excessiva expectativa de retorno e do histórico do mercado pode diminuir a demanda, ou impedir seu crescimento. E pior, pode fazer com que a cervejaria, no caso, não seja capaz de se readequar sua estrutura de preço frente a um mercado mais saturado de ofertas.

Da mesma forma, a baixa qualidade do produto pode fazer com que os consumidores aventureiros (aqueles que experimentam) não considerem o preço da cerveja adequado ao seu valor o que faz com que a demanda esperar nunca se realize, já que esses consumidores acabam ficando alienados pela sua experiência ruim.

Enfim, não acho que exista uma bolha no mercado cervejeiro nacional. Mas acho que existe uma precificação inadequada e uma baixa qualidade o que me leva a crer que existe um excesso de confiança, Um estouro de uma bolha causaria a quebra de uma grande parte do mercado, isso não deve acontecer. O que eu acredito é que eventualmente algumas vão quebrar, algumas vão se manter e o mercado vai melhorar. Veremos...
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gabriel Lucas Scardini Barros
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11 anos 3 meses atrás #50150 por Leonardo S.
Escrevi um texto bem humorado do assunto:

www.facebook.com/CervejariaPrimaSatt
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11 anos 3 meses atrás #50156 por Diogo Olivares
Bolhas ocorrem geralmente em mercados sujeitos a especulação do preço do produto, que nesses casos são ativos para os consumidores, como o financeiro e o imobiliário.

O mercado cervejeiro não tem essa característica, mas se as cervejarias se empolgarem e escalarem os preços (caso a recepção da demanda seja elástica, ou seja, o consumidor está muito empolgado com novidades e não sente eventuais elevações no preço), e fizerem grandes investimentos com base nisso, pode se formar uma bolha.

Por outro lado, com essa hype toda, também é tendência entrarem novas concorrentes no mercado, pressionando os preços para baixo ou para se manterem. Com a concorrência, os megalomaníacos (relação custo-benefício ruim) de plantão se lascam, e quem tiver o pé no chão se mantém. Ou seja, se os preços subirem consistentemente, no curto prazo vão se tornar insustentáveis.

Acho bem cedo pra se falar em uma bolha definitiva. A minha impressão é que as cervejas artesanais vieram pra ficar, porque tem muita gente se apaixonando por elas. Mesmo que preços subam, microcervejarias quebrem e o mercado se lasque, já tem muita gente se interessando em fazer cerveja em casa, o que leva a surgirem novas cervejarias. Nem a demanda nem a oferta estão em sua plenitude/maturidade, se você tomar como exemplo outros países. O que vai limitar o crescimento da demanda e, por consequência, da oferta é o preço elevado por custos ineficientes e impostos massivos. Vejo muito mais um problema de gargalo do que de bolha (que se ocorrer, será temporária). No longo prazo, acho mais fácil as micro se afogarem do que voarem alto demais!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Leonardo S.
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