Mercado cervejeiro nacional: bolha se formando?

Mais
11 anos 3 meses atrás #49900 por Marcio Beck
O texto, avisamos logo, é longo. E pode ser chato em alguns pontos, apesar de a gente tentar evitar isso. Mas é necessário para colocar uns 'pingos nos ii' em algumas estimativas sobre o crescimento do mercado cervejeiro no Brasil. Então, vamos tratar da questão com dados concretos da Receita Federal e dos Ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Econômico.

Nem toda bolha é de CO₂: O risco do otimismo exagerado no mercado nacional de cerveja
Mais
11 anos 3 meses atrás #49904 por Alexandre Almeida Marcussi
Ótimo texto, Márcio. Em tempos de euforia, é preciso que alguém restabeleça a correta proporção das coisas.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
11 anos 3 meses atrás #49921 por Paul K
Realmente um bom texto. Eu vejo certas cervejaria como a Wäls esperando crescer mais de 2000% em dois anos e me pergunto se tão dando um passo maior que a perna. Gostaria muito que todas conseguissem, mas não tenho tanta certeza.

Sendo mais realista talvez algumas consigam, mas são tantas cervejarias tentando ganhar uma fatia de um mercado que me parece que não é tão grande assim. Todas tentando vender cerveja cara pra quem só aceita pagar aquele preço uma vez pra provar.

Isso pra mim não permite um crescimento sustentável. Não nos níveis alardeados. E isso ainda sem fornecer um produto que realmente valha 10 ou 20 vezes mais que uma Skol. Ou que valha mais que a trappista ou a americana de estilo semelhante, que por um daquelas mistérios inexplicáveis atravessam oceanos e chegam aqui custando menos que as nacionais.

Muitos fatores pesam contra os empresários nacionais, mas isso é generalizado pra todas as indústrias, não é algo específico do mundo das cervejas. Talvez as cervejarias artesanais por aqui sofram mais que outras pelos pontos que você citou entre outros, mas mesmo assim todo o empresário brasileiro sofre e muito. Só que não acredito que todas as ineficiências dessa indústria sejam culpa do governo.

Uma coisa que me parece importante observar, a liberação do home brewering pelo Jimmy Carter só foi necessária por conta de um erro da emenda 21 que legalizou a produção caseira de outras bebidas mas não citou explicitamente a cerveja. De qualquer forma, o que foi liberado foi o home brewering, nada se mudou na venda das cervejas. Isso foi importante é claro mas isso não é nem nunca foi um problema no Brasil. Nossos problemas legais são outros.

Outra lei interessante aprovada em diversos estados americanos no começo da década de 80 foi a liberação dos brewpubs. Acho que um outro post aqui no fórum (não lembro de quem) citava a falta de amparo legal de se fazer brewpubs aqui no Brasil. A cervejaria nacional tem um. Quem mais?

Mas se pode um, não deveria poder ter outros? Me parece também uma questão cultural. As cervejarias querem vender suas cervejas pelo Brasil a fora e os consumidores querem beber cervejas diferentes toda semana. Nos EUA vemos que isso é diferente. Quantas cervejarias só vendem em um estado, ou só no seu próprio brewpub e vão muito bem.

Podia continuar falando muito. Mas acho que já escrevi de mais.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Ivo Nóbrega de Medeiros
Mais
11 anos 3 meses atrás #49927 por Gustavo Silva
Na verdade todas as cervejarias estão esperando crescer muito nos próximos anos, o único detalhe é que as cervejas especiais estão no auge, e geralmente após isso há um declínio.
Mais
11 anos 3 meses atrás #49928 por Pedro Fraga
Eu ainda não descobri o lance da Nacional, mas acho que o impedimento para abrir brewpubs são 02:

- Dois CNPJs (e impostos que acompanham)
- Dificuldades na esfera do Município. No Rio de Janeiro, até onde sei, é totalmente impossível achar um local onde a Prefeitura possa liberar um alvará, porque não se pode fabricar cerveja (ou qualquer atividade 'industrial', se não estiver enganado) a X metros de igrejas (?), escolas, postos militares, etc.

Além disso, existe toda a demora dos processos municipais por aqui, aquela lentidão que está sempre de mão dada com a corrupção.
Mais
11 anos 3 meses atrás #49930 por Pedro Fraga
Mas voltando ao assunto, ótimo artigo, Marcio :)
Tempo para a criação da página:0.462 segundos