produção cervejas artesanais no Brasil - F. de SP

Mais
11 anos 5 meses atrás #48325 por Eduardo Guimarães Insta @cervascomedu
Matéria sobre o aumento do consumo de cervejas artesanais e a necessidade de terceirização de parte da produção.

www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/07/13...s-pela-cerveja.shtml
Mais
11 anos 5 meses atrás #48332 por Clésio Gomes Mariano
Já sabemos com o que a Wäls ocupará parte da sua capacidade de produção quando a nova fábrica estiver pronta. Será que podemos sonhar com alguma cervejaria "cigana" do exterior (Mikkeller, Evil Twin, etc.) produzindo alguma leva lá?
Mais
11 anos 5 meses atrás #48361 por Daniel S. Da Silva
Otimo sinal, se o consumidor esta comprando e as fabricas estao a capacidade, novos investimentos vao surgir e a oferta vai aumentar! Bom para o consumidor, que vai ter acesso a melhores cervejas a precos mais razoaveis. Agora quero ver a producao de maltes e lupulo acompanhar, principalmente o lupulo, que tem sido um desafio para as microcervejarias e homebrewers americanos, pois as micro, que nao sao tam micro, acabam fazendo contratos com os produtores (ate de 5 anos) e abocanham a producao antes mesmo de chegar no mercado). O negocio e' plantar lupulo!

Alguem sabe se o Brasil produz lupulo, em que parte do pais, e quais as variedades?

Abracos, Daniel
Mais
11 anos 5 meses atrás #48363 por Marcelo Vodovoz
que eu saiba ainda não há produção comercial de lúpulo no brasil. mas já ouvi falar de algum projeto piloto no rio grande do sul.
Mais
11 anos 5 meses atrás #48364 por Daniel S. Da Silva
Incrivel, eu imaginave que se produzia lupulo ai!

O Rio Grande do Sul me parece uma area adequada, especialmente na serra, onde ja existe uma infraestrutura agricola mais desenvolvida (platio de uvas,...)

Eu planto lupulo aqui em casa em Denver (Chinook, Cascade e Centennial), e eles crescem bem, normalmente leva de Maio a Agosto (nossa primavera/verao) pra crescer e e' uma planta facil de cuidar, basicamente so precisa de terra razoavel, agua e um lugar pra "trepar", no meu caso, tenho um arame suspenso a uns 4m de altura e um fio de sisal da planta ao arame. Alem disto, e' uma planta perene, que volta a cada ano. O processamento do lupulo depois de colhido tambem nao e' complexo (principalmente se vai usar a flor inteira (como faz a Sierra Nevada por examplo).
Mais
11 anos 5 meses atrás #48390 por Fabiano Pereira

"Um pouco de cerveja é um prato para um rei." (William Shakespeare - "A Winters Tale").
Tempo para a criação da página:0.382 segundos