Boa noite pessoal,
Fico feliz em encontrar um tópico a respeito da kaiser bock, moro em Porto Alegre, normalmente esta cerveja é vendida por estas bandas no mercado de varejo entre os meses de junho até novembro (É possível achar em alguns mercados algumas unidades nestas épocas mais remotas ao período de inverno).
Pois bem, a 3 anos eu venho acompanhando a evolução da kaiser bock. No início do inverno eu só encontro latas, passa alguns meses e é possível comprar também long neck (355ml). Eu ainda carrego um certo pré(conceito) sobre as latas (peguei esse costume com a Heineken), até hoje ao abrir um lata eu lembro que toda dúvida só será respondida com uma garrafa.
A versão 2013 vêm em uma latinha bem estilosa, como nas versões anteriores. Eu ainda sou mais essa daqui pra falar a verdade:
Pelo estilo, a kaiser bock não é pra ter um alto IBU, deve prevalecer toques de malte tostado,torrado e afins. Por ser uma cerveja de um teor alcoólico médio 6.2%, deve a meu ver apresentar certo corpo. Eu diria que as versões 2011/2012 das que degustei todos os fins de semana uma ou duas garrafinhas, esta primeira lata de 2013 foi a que mais deixou a desejar no corpo e no retro gosto. Eu daria as versões 2011/2012 algo entre 2.7 a 2.8 na nota final do brejas, mas a lata degustada em si fica um tanto a desejar (Muda o estilo mas até a Heineken têm seu valor, e diria até se sobrepor a Kaiser Bock por custarem o mesmo preço).
Muda o estilo, mas pra mim até então, a cervejinha B/C perdeu competitividade e empatou em conceito com a Heineken tradicional. Vou obviamente insistir no estilo e na breja no inverno a frente. Recomendo pra quem for degustar, procurar controlar a temperatura, esta bock é feita para ser degustada em temperaturas bem altas (É ali que a cerveja aparece, seus predicados acontecem).
A frase do colega que afirmou que a Heineken formatou a bock pro estilo brasileiro faz sentido, as propriedades que mais me chamavam a atenção na breja sumiram, ela continua perfumada em altas temperaturas mas perdeu seu corpo, inclusive no gosto e retrogosto perdeu sua personalidade.
A Heineken precisa voltar atrás, é um descaso reformatar essa cerveja.