Um grande avanço no cenário brasileiro!

Mais
11 anos 11 meses atrás #44680 por Marcio Beck
Caro Marcelo, ganhei o dia com a sua declaração, valeu ! :cheer:

Me esforço bastante nesse sentido sim, de não ficar chovendo no molhado. O fato de estar começando como homebrewer me ajuda pela experiência prática e atrapalha... por causa do conflito de interesses. Mas vamos que vamos.

O Roberto Fonseca tem mais tempo de estrada, e nossos perfis são bem distintos, acho até que complementares em certo sentido. O blog dele é leitura obrigatória pra quem gosta do tema.
Mais
11 anos 11 meses atrás #44696 por André Rodrigues

Alexandre Marcussi escreveu: Eu gostaria de ver alguma mobilização em torno da possibilidade de liberação da fermentação espontânea. Entendo que o uso de leveduras e bactérias de laboratório para se fazer uma "lambic inoculada" deve ser permitido, mas não sei se o método tradicional belga, com inoculação pelo ar sem esterilização, seria uma possibilidade viável dentro da nossa legislação.

Os locais onde são feitas lambicas tradicionais são bastante "sujos" não?
Como a legislação Belga trata esses lugares? Existe lá uma legislação que permite essa falta de esterilização em algum lugar onde se faz um produto que será consumido????
Mais
11 anos 11 meses atrás #44698 por Paul K

André Rodrigues escreveu:

Alexandre Marcussi escreveu: Eu gostaria de ver alguma mobilização em torno da possibilidade de liberação da fermentação espontânea. Entendo que o uso de leveduras e bactérias de laboratório para se fazer uma "lambic inoculada" deve ser permitido, mas não sei se o método tradicional belga, com inoculação pelo ar sem esterilização, seria uma possibilidade viável dentro da nossa legislação.

Os locais onde são feitas lambicas tradicionais são bastante "sujos" não?
Como a legislação Belga trata esses lugares? Existe lá uma legislação que permite essa falta de esterilização em algum lugar onde se faz um produto que será consumido????

É simples, o álcool mata tudo que tenta crescer lá dentro :)
Mais
11 anos 10 meses atrás #44704 por Alexandre Almeida Marcussi

André Rodrigues escreveu: Os locais onde são feitas lambicas tradicionais são bastante "sujos" não? Como a legislação Belga trata esses lugares? Existe lá uma legislação que permite essa falta de esterilização em algum lugar onde se faz um produto que será consumido????

É uma questão delicada, mesmo na Bélgica. A legislação que regula isso não é belga, mas sim da União Europeia. Em teoria, os espaços produtivos onde são manipulados alimentos deveriam ter as superfícies porosas (cerâmica, madeira, tijolo) impermeabilizadas com pintura ou azulejamento. Isso prejudicaria a inoculação do mosto das lambics pelas leveduras e bactérias necessárias à produção da cerveja seguindo o método tradicional do koelschip (resfriamento aberto).

Contudo, ocorre que a fiscalização fica a encargo dos órgãos nacionais competentes. Existe uma associação chamada HORAL, que reúne a maior parte dos produtores tradicionais de lambic, que tem agido junto ao governo belga, tendo tido algum sucesso em convencer as autoridades de que, no caso da produção de lambics, o uso de superfícies porosas é uma exigência tradicional que, se não cumprida, descaracterizaria o método de produção.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
11 anos 10 meses atrás #44714 por MARCELO RICARDO MONICH
Marcussi, mas lá tem essa defesa da cultura e do processo histórico.
Não vejo por aqui um bom embasamento pra uma defesa de produção assim.
Será que tem alguma cervejaria, fora a Canoinhense, que fermenta alguma cerveja de forma espontânea? Sei que a Canoinhense inocula o fermento, mas também tem um pouco de espontâneo no processo.
Mais
11 anos 10 meses atrás #44717 por Alexandre Almeida Marcussi

MARCELO RICARDO MONICH escreveu: Marcussi, mas lá tem essa defesa da cultura e do processo histórico.
Não vejo por aqui um bom embasamento pra uma defesa de produção assim.

O embasamento, nesse caso, seria simplesmente o princípio da isonomia. Se uma lambic pode ser vendida livremente no Brasil, então seria natural que ela pudesse também ser produzida aqui. É o que tem embasado a discussão em torno da liberação de ingredientes de origem animal nas brejas.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Tempo para a criação da página:0.413 segundos