Um grande avanço no cenário brasileiro!

Mais
Mais
11 anos 11 meses atrás #44662 por Marcio Beck
O Uol , com a sua costumeira vampirice, chupou a matéria que publiquei ontem a respeito da situação...

oglobo.globo.com/economia/cervejas-brasi...m-restricoes-7509998

É um avanço relativo... Essas bebidas poderão ser classificadas como cervejas em breve. Mas a reunião tratou de vários pontos, que estão sendo consolidados...

Pode haver retrocessos também.
Mais
11 anos 11 meses atrás #44664 por Marcelo Vodovoz
bom, matérias realmente inéditas sobre cervejas artesanais ou especiais neste país acho que só você e o roberto fonseca fazem no Brasil.
Mais
11 anos 11 meses atrás #44675 por fernando pereira frassetto
Demorou muito para pensarem em liberar tais ingredientes nas cervejas...virar realidade aí seria bom demais para ser verdade, melhor esperar um pouco antes de comemorar qualquer coisa
Mais
11 anos 11 meses atrás - 11 anos 11 meses atrás #44678 por Alexandre Almeida Marcussi
Eu gostaria de ver alguma mobilização em torno da possibilidade de liberação da fermentação espontânea. Entendo que o uso de leveduras e bactérias de laboratório para se fazer uma "lambic inoculada" deve ser permitido, mas não sei se o método tradicional belga, com inoculação pelo ar sem esterilização, seria uma possibilidade viável dentro da nossa legislação.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Ultima edição: 11 anos 11 meses atrás por Alexandre Almeida Marcussi.
Mais
11 anos 11 meses atrás #44679 por Marcio Beck
Prezados,

Falo que pode haver retrocessos também porque há um relato, estou tentando confirmar, de discussões sobre a questão do teor de malte de cevada exigido para classificar a bebida como simplesmente cerveja, sem precisar designar o adjunto principal. Assim que tiver essa história apurada direitinho, publicarei. Chato é que a associação das grandes cervejarias não costuma responder aos meus questionamentos... =/

Caro Marcussi, essa história da lambic acho que nem passou pela cabeça de ninguém, pelos relatos que li/ouvi do encontro. Mas, de fato, é uma questão muito intrigante. Sinceramente, tenho medo até de levantar essa bola. Vai que alguém da Anvisa lê e acha por bem restringir a importação de lambic?

Vai sair um documento mais completo da reunião em breve. Também espero publicar assim que estiver pronto.
Tempo para a criação da página:0.439 segundos