Apresentando um(a) amigo(a) a novas brejas.

Mais
11 anos 11 meses atrás #44444 por Eduardo Guimarães Insta @cervascomedu
Confrades, criei este tópico, pois confesso que uma coisa que particularmente me aflige é a forma pela qual podemos ajudar um amigo ou uma amiga a dar os primeiros passos para conhecer novas brejas. Aqui no Rio de Janeiro, por exemplo, eu tenho alguns amigos / amigas que já provaram e se interessaram em novas brejas, mas sempre reclamam que “elas são muito caras”, que “algumas são muito amargas”, que acham legal, “mas não possuem dinheiro para ir regularmente a bares que as vendem”, dentre outros argumentos. Eu acredito que, se a pessoa tem o hábito de tomar cervejas de massa, muito dificilmente ela não encontraria algumas brejas bem legais (com sabores não tão extremos para quem está iniciando, com bom custo benefício, de fácil acesso em supermercados ou lojas especializadas com boa distribuição) caso tivesse recebido boas sugestões.

Neste sentido, pensei que um “bom encaminhamento” passaria por um equilíbrio entre alguns quesitos: sabores não muito extremos, bom custo benefício, fácil acesso para contornar o custo mais alto em bares / restaurantes.

Pensando na cidade do Rio de Janeiro, na qual eu moro, acredito que algumas brejas seriam bem coringas nesta estratégia:

Hooegarden (leve, refrescante e disponível em alguns supermercados por 6/7 reais)
Paulaners ou Erdingers (disponíveis em diferentes supermercados entre 9 e 13 reais)
Brooklyn Lager (boa lager e disponível por cerca de 9/11 reais)
Eisenbahn Pale Ale (5/6 reais)
Eisenbahn Golden Strong Ale (idem)
Therezópolis Bock ou Kaiser Bock (a primeira por 8/9 reais e a segunda por 3/4 reais)
Leffe Blonde (5/6 reais)

Vejam, estas brejas não esgotam de forma alguma todo o universo dos estilos, mas, a meu ver, poderiam ser um bom ponta pé inicial nesta seara. Penso ser mais difícil fazer alguém se interessar por novas brejas apresentando logo de cara uma lambic, uma imperial stout, uma double ipa ou, de repente, uma Brooklyn Local 1 (que custa uns 35/40 reais); ainda que exista esta possibilidade.

Obviamente, por questões de preço e disponibilidade, esta lista não faria sentido em muitas cidades brasileiras...
Mais
11 anos 11 meses atrás #44445 por Eduardo Guimarães Insta @cervascomedu
Esqueci das Colorados, que podemos encontrar no Rio de Janeiro em supermercados por 11/14 reais.
Mais
11 anos 11 meses atrás - 11 anos 11 meses atrás #44447 por Alexandre Almeida Marcussi
Eduardo, no meu blog eu fiz uma página com sugestões para iniciantes pensando exatamente nessas coisas que você disse. Vira e mexe alguém me procura pedindo dicas e indicações para começar e eu passo esses rótulos. Veja, a lista está um tanto desatualizada (foi feita em 2011, eu ainda pretendo atualizar este ano), mas ainda dá pro gasto.

Não acho que um iniciante deva ser "poupado" de brejas saborosas. No meu entender, se as "artesanais" ficarem parecidas demais com as de massa, o cara não vai ver benefício suficiente para justificar o custo tão mais alto. As diferenças entre uma pilsner alemã bem feita e uma American lager podem parecer óbvias para quem já tem experiência, mas não são tão óbvias para quem está começando. Então eu sempre faço questão de indicar pelo menos algumas que vão ser bem diferentes do que o bebedor comum está acostumado. Mas também convém, às vezes, "preparar o terreno" e dar informação suficiente à pessoa para que ela saiba o que esperar e possa aproveitar melhor a cerveja. Também não adianta oferecer uma imperial stout e a pessoa beber esperando uma Malzbier. Vai achar ruim.

A questão dos preços é fundamental. Cerveja artesanal e importada é cara, sim (não adianta tapar o sol com a peneira), mas é preciso mostrar para as pessoas que, comprando com inteligência, não precisa gastar os tubos. Dá para montar um bom "menu" com rótulos de bom preço para o cara saber se aquilo o interessa ou não.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Ultima edição: 11 anos 11 meses atrás por Alexandre Almeida Marcussi.
Mais
11 anos 11 meses atrás #44448 por Eduardo Guimarães Insta @cervascomedu

Alexandre Marcussi escreveu: Não acho que um iniciante deva ser "poupado" de brejas saborosas. No meu entender, se as "artesanais" ficarem parecidas demais com as de massa, o cara não vai ver benefício suficiente para justificar o custo tão mais alto. As diferenças entre uma pilsner alemã bem feita e uma American lager podem parecer óbvias para quem já tem experiência, mas não são tão óbvias para quem está começando. Então eu sempre faço questão de indicar pelo menos algumas que vão ser bem diferentes do que o bebedor comum está acostumado.

É verdade, Marcussi. Não tinha pensado sob este ponto de vista.

obs: sua lista é bem interessante!
Mais
11 anos 11 meses atrás #44455 por Eduardo Guimarães Insta @cervascomedu
Uma Young's Double Chocolate Stout por 13/14 reais também é uma opção interessante.
Mais
11 anos 11 meses atrás #44456 por Eduardo Guimarães Insta @cervascomedu

Alexandre Marcussi escreveu: Veja, a lista está um tanto desatualizada (foi feita em 2011, eu ainda pretendo atualizar este ano), mas ainda dá pro gasto.

Marcussi, eu acharia muito interessante a atualização deste seu post. Como você mesmo disse em seu blog, fazer uma lista como esta não é uma tarefa nada fácil. Afinal, em um país com a dimensão do Brasil, a relação preço / acessibilidade pode mudar fortemente de região para região. Considerando apenas o caso do Rio de Janeiro, penso que, desde 2011, bastante coisa mudou: alguns supermercados abriram prateleiras de "cervejas especiais" - para usar uma expressão comumente mobilizada nestes estabelecimentos -, delicatessens que trabalhavam basicamente com vinhos e whiskies passaram a vender brejas, muitas cervejas belgas de boa qualidade tiveram seus preços reduzidos nos últimos dois anos, assim como muitos bares ampliaram fortemente o números de rótulos oferecidos (alguns, é claro, errando a mão e oferecendo preços abusivos). Contudo, para concluir, se você me permite esta sugestão, penso que uma atualização periódica deste seu post poderia ser muito oportuna e particularmente interessante para ser compartilhada no Fórum do Brejas.
Tempo para a criação da página:0.386 segundos