Confrades, criei este tópico, pois confesso que uma coisa que particularmente me aflige é a forma pela qual podemos ajudar um amigo ou uma amiga a dar os primeiros passos para conhecer novas brejas. Aqui no Rio de Janeiro, por exemplo, eu tenho alguns amigos / amigas que já provaram e se interessaram em novas brejas, mas sempre reclamam que “elas são muito caras”, que “algumas são muito amargas”, que acham legal, “mas não possuem dinheiro para ir regularmente a bares que as vendem”, dentre outros argumentos. Eu acredito que, se a pessoa tem o hábito de tomar cervejas de massa, muito dificilmente ela não encontraria algumas brejas bem legais (com sabores não tão extremos para quem está iniciando, com bom custo benefício, de fácil acesso em supermercados ou lojas especializadas com boa distribuição) caso tivesse recebido boas sugestões.
Neste sentido, pensei que um “bom encaminhamento” passaria por um equilíbrio entre alguns quesitos: sabores não muito extremos, bom custo benefício, fácil acesso para contornar o custo mais alto em bares / restaurantes.
Pensando na cidade do Rio de Janeiro, na qual eu moro, acredito que algumas brejas seriam bem coringas nesta estratégia:
Hooegarden (leve, refrescante e disponível em alguns supermercados por 6/7 reais)
Paulaners ou Erdingers (disponíveis em diferentes supermercados entre 9 e 13 reais)
Brooklyn Lager (boa lager e disponível por cerca de 9/11 reais)
Eisenbahn Pale Ale (5/6 reais)
Eisenbahn Golden Strong Ale (idem)
Therezópolis Bock ou Kaiser Bock (a primeira por 8/9 reais e a segunda por 3/4 reais)
Leffe Blonde (5/6 reais)
Vejam, estas brejas não esgotam de forma alguma todo o universo dos estilos, mas, a meu ver, poderiam ser um bom ponta pé inicial nesta seara. Penso ser mais difícil fazer alguém se interessar por novas brejas apresentando logo de cara uma lambic, uma imperial stout, uma double ipa ou, de repente, uma Brooklyn Local 1 (que custa uns 35/40 reais); ainda que exista esta possibilidade.
Obviamente, por questões de preço e disponibilidade, esta lista não faria sentido em muitas cidades brasileiras...