Infelizmente, tudo nesse país é pretexto para aumento de preços e impostos. E o pior de tudo é ver que - mais uma vez - a proposta de taxação não tem um fim específico: dizer que "O objetivo é ... aumentar os recursos destinados aos órgãos de segurança pública" é a mesma coisa que nada: você nunca saberá ao certo onde essa arrecadação adicional será empregada.
Eu realmente não me importaria com ações diretas e eficientes, tais como:
- Aumento da taxa sobre cerveja/bebidas alcoólicas, gerando um X de arrecadação/ano que será repassado para compra de YYY equipamentos para polícia.
- Aumento da taxa sobre cerveja/bebidas alcoólicas, tendo em contrapartida a redução em mesmo montante dos impostos sobre alimentos.
- Aumento da taxa sobre cerveja/bebidas alcoólicas, gerando um X de arrecadação/ano que será repassado para compra de YYY equipamentos para saúde pública.
- Aumento da taxa sobre cerveja/bebidas alcoólicas, gerando um X de arrecadação/ano que será repassado para sustento de N instituições de apoio a viciados em drogas e álcool.
Tem um monte de idéias factíveis e perfeitamente justificáveis - só não me conformo de usarem meu dinheiro pra corrupção, enriquecimento ilícito e afins. A Suécia é um ótimo caso de altos níveis de impostos, mas com serviços públicos exemplares.