Cerveja engarrafada X cerveja na pressão

Mais
14 anos 5 meses atrás #25683 por FABIO FLEMMING
Fernando,
a diferença entre chopp e cerveja é justamente a pasteurização.

Acredito que a La Trappe que é vendida em barril pasteurizado, nada mais é do que cerveja em barril.

eu acho, não tenho certeza.

"Good People Drink Good Beer" - Hunter S. Thompson

Beer Sommelier - ABS-SP
Membro da AcervA Paranaense

All The Best!
Mais
14 anos 5 meses atrás #25685 por Fernando M Pacheco
FABIO FLEMMING escreveu:

Fernando,
a diferença entre chopp e cerveja é justamente a pasteurização.

Acredito que a La Trappe que é vendida em barril pasteurizado, nada mais é do que cerveja em barril.

eu acho, não tenho certeza.

Fábio,

Gostaria de saber a fonte dessa informação, pois até onde pesquisei essa diferenciação existe apenas como lenda urbana. Alguns site de distribuidores de chope republicam um texto dizendo o mesmo que você mas sem indicar qualquer fonte. A verdade é que as cervejas vendidas na pressão no Brasil sempre foram não-pasteurizadas, mas isso não restringe o uso da expressão.
O termo "schoppen" se refere ao copo no qual a cerveja é servida e nada tem a ver com o método de fabricação. Os termos chope e cerveja já era usados antes mesmo de surgir o método de pasteurização, assim não deve ser o método que estabelece a diferença entre os termos.

Sei que muitos fabricantes fazem essa associação como ferramenta de marketing, por muitos anos a cerveja Brahma se intitulava "Brahma Chopp" mesmo na garrafa. Por outro lado existem diversas cervejas não-pasteurizadas que não se intitulam chope, mas apenas cerveja.
Mais
14 anos 5 meses atrás #25690 por FABIO FLEMMING
Fernando,
está na legislação no DECRETO Nº 6.871, conforme segue:

"III - a cerveja deverá ser estabilizada biologicamente por processo físico apropriado, podendo ser denominada de Chope ou Chopp a cerveja não submetida a processo de pasteurização para o envase;"

Beer Sommelier - ABS-SP

All The Best!
Mais
14 anos 5 meses atrás #25691 por Fernando M Pacheco
FABIO FLEMMING escreveu:

Fernando,
está na legislação no DECRETO Nº 6.871, conforme segue:

"III - a cerveja deverá ser estabilizada biologicamente por processo físico apropriado, podendo ser denominada de Chope ou Chopp a cerveja não submetida a processo de pasteurização para o envase;"

Dou o braço a torcer, você tem razão. Existe mesmo uma diferença legal entre chope e cerveja.

Mas como não sou advogado, prefiro ficar com a explicação histórica para o termo, como muito bem explicou o cervejeiro Cleber Moises da Silva, do blog "Mestres da Cerveja" :

Chopp ou Cerveja?

As pessoas normalmente me perguntam qual a verdadeira diferença entre o chopp e a cerveja. E eu me obrigo a responder, “rigorosamente nenhuma”, explico:

Na maioria dos países a cerveja é chamada pelo mesmo nome somente diferindo o modo de acondicionamento para o consumo, barril, garrafa ou latinha. Na antiguidade quase só se acondicionava cerveja em barris, pouca coisa em garrafas, pois a forma de tampar as garrafas deveria ser como os espumantes (champanhe), por causa da pressão do CO².

Mais tarde com o surgimento da tampinha de metal a indústria passa a engarrafar cerveja em larga escala, que foi uma boa forma encontrada para baratear a logística de distribuição e também prover uma maior estabilização da cerveja, já que no barril ela estraga muito rapidamente.

Com o desenrolar da história e o avanço nas pesquisas cientificas se descobriu um método que passaria a ser usado pelas cervejarias, e que manteria a cerveja mais estável e livre de microorganismos tornando seu prazo de validade mais longo, a pasteurização, que leva este nome por causa do seu inventor ou descobridor o francês Louis Pasteur.

Embora existam excelentes cervejas em todo o mundo, que são engarrafadas e não são pasteurizadas, a indústria costuma usar este método para ajudar na estabilização da cerveja, já que na indústria as cervejas são filtradas para retirada de resíduos do processo de fabricação e uma melhora no seu brilho e aspecto. Nesta filtragem é retirada praticamente toda a levedura que ficou em suspensão e que ajudaria na estabilização durante a maturação, ai então é preciso uma pasteurização para ajudar a conservação.

Como visto nem a cerveja pasteurizada nem a não pasteurizada são chamadas de Chopp, pois a palavra “schoppe” originária do alsaciano (Elsässisch) um dialeto alemão da região da Alsácia na divisa com a França, cuja capital é Estrasburgo, é a designação de uma medida de 500 ml muito utilizada para os canecos de Cerveja na Alemanha. “– Me dá um Chopp!”, significa nada mais que solicitar uma cerveja servida em caneca de meio litro. Bom, não é? Eu particularmente aprecio, e muito, tanto a cerveja quanto a quantidade!

Porém no Brasil se convencionou chamar a cerveja embarrilada de Chopp (Chope), acredito que justamente por ser servida em canecas. Além disso nas regiões de colonização alemã de onde venho é muito mais fácil pedir um Chopp ou um Beer do que uma “Cervexa”, sotaque que destoa por causa da dificuldade da língua alemã, que possui termos riquíssimos, porém quando aportuguesados soam um pouco esquisitos.

E convenhamos como é bom pedir um Chopp, viva a língua alemã, e os cervejeiros alemães que inventaram esta medida.
Mais
14 anos 5 meses atrás #25692 por FABIO FLEMMING
Fernando,
eu to com vc!

O que eu postei é a teoria.

Mas pra mim, sentado no boteco, ta servindo na pressão é chopp.

Muitas cervejas são feitas sem pasteurização, como por exemplo a Christoffel, e nem por isso é chopp.

Beer Sommelier - ABS-SP

All The Best!
Mais
14 anos 5 meses atrás #25693 por Fernando M Pacheco
Pois é Fábio ,

É mais um exemplo da nossa legislação canhestra em relação à cerveja. O decreto legisla sobre cerveja ignorando diversos aspectos da cultura cervejeira.
Tempo para a criação da página:0.399 segundos