Essa mania (ou crença) tupiniquim de que cerveja boa é cerveja gelaaaaaaada é de matar de raiva qualquer um que entenda pelo menos o mínimo e gosta de apreciar uma breja sentindo suas verdadeiras características, o problema é que, salvo as casas especializadas, o serviço não é adequado.
Estive ontem com minha esposa e filho num restaurante conceituadíssimo (na verdade uma pizzaria) no Tatuapé, quem conhece a Valentina sabe do estou dizendo, uma das melhores pizzas, se não a melhor, da região.
A idéia era beber vinho, eles até possuem uma carta razoável, dá pra filtrar, e os preços não são inflacionadíssimos como geralmente acontece (vinhos que custam R$ 50,00 na importadora são vendidos por R$ 90,00, R$ 100,00, R$ 110,00...) Mas levei o meu, paguei apenas R$ 10,00 de rolha e deu pra ser feliz.
O despreparo começou ai, me colocaram um balde com gelo pela metade e sem água, o que torna o resfriamento mais devagar, deixei quieto, abri os serviços com o vinho meio quente ainda mas depois de algum tempo e alguma paciência chegou na temperatura ideal.
Pedimos a pizza, ai sim, dispensa comentários, massa fina e crocante com recheio generoso e ingredientes de primeira. Ao final, contrariando meu hábito, resolvi pedir uma sobremesa (brownie) e pensei num vinho do Porto mas estava R$ 13,50 a tacinha e nem era um Porto dos bons, resolvi optar pela cerveja, vi no cardápio que tinham Baden, mas o garçom me desanimou quando disse que a Stout não tinham. Tinham o Brahma Black mas não animei, pedi então uma Erdinger Dunkel, dentre as opções seria o que de melhor poderia acompanhar a sobremesa.
De repente me chega o garçom trazendo um copo weizen, até ai tudo bem, mas algum mal informado guarda os copos no freezer, o garçom me coloca na mesa aquele copo coberto por uma fina camada de gelo e dentro um resquício de água. Antes dele servir, não resisti, peguei o guardanapo e "sequei" o copo. Ele serviu certinho, copo a 45º e no final aquela agitadinha na garrafa pra fazer o creme, mas quando levei o copo à boca achei que estava churando um sorvete, extremamente gelada, trincando !
Apesar de não ser religioso lembrei daquela passagem da bíblia: os justos pagam pelos pecadores (ou algo assim). Brasileiro não sabe beber cerveja e os restaurantes/bares não especializados vão nessa onda, não se informam e oferecem um serviço inadequado.
Tudo bem, não quero forçar ninguém a beber cerveja da forma que eu bebo, mas acho que deveria haver um maior interesse das casas em conhecer o serviço correto e, ao receber o pedido de uma cerveja, pelo menos perguntar ao cliente se ele prefere a cerveja muito gelada ou mediamente gelada, se prefere copo "congelado" ou em temperatura ambiente, etc.
Beleza, a cerveja embora muito gelada acompanhou bem o brownie e o astral estava bom, não quis me irritar por causa disso, mas que as casas pecam, isso pecam.