Lançamentos de cervejas, cervejarias e livros sobre cerveja. Não é um espaço para divulgação de eventos, vídeos, podcasts, sites.

Brewdog vs Weihenstephaner - India Pale Weizen

Mais
10 anos 3 meses atrás #60092 por Dennis FM
Eu acho a TAP 5 sensacional!! Vou provar esta da Brewdog com a Weihentephasner com certeza...

Quanto à Dortumond White IPA, eu concordo totalmente... Não ficou legal...
Mais
10 anos 3 meses atrás #60098 por Edson Marquezani Filho
Eu compartilho da opinião que o "elemento weizen" é bem menor que a "parte IPA". Mas, assim, american weizen, que é aquela weizen leve com dry hopping, eu já provei algumas e gostei. Mas é algo bem diferente de uma weizen alemã.

Também provei a White IPA da Dortmund logo saiu e gostei, embora ela tivesse pra mim na palador algo que me lembrava mingau de leite. =P

O que me espantou nessa da Brewdog foi mesmo essa sensação de tutti-frutti. Eu fico pensando que eu sou maluco, porque não ouço mais ninguém descrever sensorialmente dessa forma. Outra cerveja que eu já tomei e, pra mim, era tutti-frutti puro foi uma Cacau IPA on tap. Cheguei a abandonar a cerveja na metade de tão incômodo. (Na garrafa a impressão foi mais cacau mesmo, mas on tap era muito tutti-frutti.)

Acho que preciso de um sommellier aqui pra esclarecer isso. =P
Mais
10 anos 3 meses atrás #60100 por Dennis FM

Edson Marquezani Filho escreveu: Eu compartilho da opinião que o "elemento weizen" é bem menor que a "parte IPA". Mas, assim, american weizen, que é aquela weizen leve com dry hopping, eu já provei algumas e gostei. Mas é algo bem diferente de uma weizen alemã.

Também provei a White IPA da Dortmund logo saiu e gostei, embora ela tivesse pra mim na palador algo que me lembrava mingau de leite. =P

O que me espantou nessa da Brewdog foi mesmo essa sensação de tutti-frutti. Eu fico pensando que eu sou maluco, porque não ouço mais ninguém descrever sensorialmente dessa forma. Outra cerveja que eu já tomei e, pra mim, era tutti-frutti puro foi uma Cacau IPA on tap. Cheguei a abandonar a cerveja na metade de tão incômodo. (Na garrafa a impressão foi mais cacau mesmo, mas on tap era muito tutti-frutti.)

Acho que preciso de um sommellier aqui pra esclarecer isso. =P

Edson, esse tutti-fruti que você descreveu é bastante comum nas Weizen... Inclusive, salvo engano, no próprio BJCP há esse sabor/aroma de tutti-fruti como características das cervejas de trigo...
Mais
10 anos 3 meses atrás #60104 por Edson Marquezani Filho
Eu entendo que banana dá um pouco dessa impressão de tutti-frutti. Só acho que no caso dessa cerveja, passou um pouco da conta, e por isso que eu atribuo à combinação do late-hopping e os ésteres. Mas, ainda assim, é um pouco estranho pra mim essa sensação acentuada dessa forma. Em weizen tradicionais é muito mais segundo plano.
Mais
10 anos 3 meses atrás #60106 por Alexandre Almeida Marcussi

Edson Marquezani Filho escreveu: Mas, assim, american weizen, que é aquela weizen leve com dry hopping, eu já provei algumas e gostei. Mas é algo bem diferente de uma weizen alemã.

Edson, tome cuidado para não fazer o equívoco, muito frequente, de confundir American wheat beer com German Weizenbier. Como o BJCP esclarece, o perfil de banana e cravo das alemãs é pouco frequente, e até inadequado, nas cervejas de trigo americanas, que usam outras cepas de leveduras (podem até usar fermento lager e fermentação híbrida, com fermento ale em baixas temperaturas). A acidez dessas cervejas também é menor do que nas alemãs. Elas não são Weizenbiere mais lupuladas (que é a proposta da Schneider TAP 5 ou da Bodebrown Hop Weiss). Um bom exemplo de American wheat no mercado nacional é a Colorado Appia (com adição de mel, mas seguindo o estilo-base americano, e não alemão).

Quanto ao tutti-frutti, ele realmente costuma ser secundário nas Weizen, mas nem sempre é o caso. Pegue o exemplo da Baden Baden Weiss, em que o tutti-frutti chega a se sobressair à banana e cravo. E é uma cerveja medalhista, o que significa que ela está dentro do estilo.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
10 anos 3 meses atrás #60107 por Claudinei  

Alexandre Almeida Marcussi escreveu: Um bom exemplo de American wheat no mercado nacional é a Colorado Appia (com adição de mel, mas seguindo o estilo-base americano, e não alemão).

Tem ainda a sazonal Baden Baden Celebration Verão. Nem sei se ainda é produzida, faz muito tempo que não a vejo. Só bebi dela uma vez, e a achei bem sem graça, com quase nada de esterificação...

Tempo para a criação da página:0.392 segundos