Bom saber que existem outras pessoas gostam de cozinhar como eu, segue minha contribuição, se trata de uma receita de um barzinho famoso aqui em São Paulo.
Estou querendo fazer esse prato para acompanhar minha cerveja sagrada de sexta a noite, poderiam me dar sugestões de estilos para harmonização?
Receita de Boteco
Casquinha de siri – (Bar A Lapinha)
Ingredientes
600 g de carne de siri pura, congelada
3 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (chá) de pimenta-do-reino
140 g de manteiga
1 1/2 cebola média ralada
3 tomates grandes sem pele e sem sementes picados
60 ml de leite de coco
1 pimenta dedo-de-moça picada
1 colher (sopa) de extrato de tomate
3 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
Sal
1 xícara de farinha de rosca (aproximadamente, para engrossar)
Para a farofa de manteiga
2 colheres (sopa) de manteiga
1 1/2 xícara de farinha de mandioca torrada
Sal
Modo de preparar
Descongele a carne de siri, mas conserve junto o caldinho que formar. Tempere com o suco de limão e a pimenta-do-reino. Deixe descansar por trinta minutos. Numa panela, aqueça a manteiga em fogo baixo e doure levemente a cebola. Acrescente a carne de siri e os tomates. Cozinhe, mexendo sempre, até os tomates se desmancharem. Junte o leite de coco, a pimenta dedo-de-moça (se quiser, coloque mais pimenta, a gosto), o extrato de tomate, o cheiro-verde e sal a gosto. Chuvisque a farinha de rosca aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Talvez não seja necessária toda a farinha, pois o refogado deve ficar cremoso, e não muito grosso. Misture e cozinhe para incorporar os ingredientes. Tire do fogo, distribua o refogado entre dez conchas grandes de vieira e reserve.
Farofa de manteiga e finalização
Numa panela, derreta a manteiga em fogo baixo. Acrescente a farinha de mandioca torrada e vá mexendo até ficar dourada. Salpique sal a gosto e desligue o fogo. Espalhe a farofa sobre as casquinhas e sirva imediatamente.
Complexidade: Fácil
Tempo de preparo: 60 Min.
Rendimento: 10 unidades
A LAPINHA, Rua Coriolano, 336, Vila Romana, 3672-7191. 12h/1h (fecha dom.).
A carioca Glória Guimarães, proprietária do boteco A Lapinha, foi buscar no caderno de receitas de sua avó paraense a fórmula da casquinha de siri que faz sucesso na casa. Levemente picante e com um toque de leite de coco, diferencia-se por não ser gratinada com queijo. "Coloco apenas uma farofinha de manteiga por cima", diz. Um cuidado importante no preparo, segundo ela, é utilizar carne de siri pura (e não aquela misturada com peixe). A matéria-prima usada no bar vem do Mercado da Lapa. Para comprar as conchas de vieira, prefira o Mercadão, na Rua da Cantareira.