Atividade quase zero no air lock... e agora?

Mais
10 anos 6 meses atrás #56605 por Francisco Lima

Sérgio Mariano escreveu: A OG deu 1031 (1040 pelo refratômetro), o esperado era ente 1008-1016.

Apertando a tampa o líquido do air lock apenas sobe, não faz bolhas, ao soltar volta ao nível que estava.

Estou pensando em abrir, passar pra panela, lavar e sanitizar o fermentador, voltar pro fermentador, aerar novamente e deixar esse final de semana fermentando. Posso fazer isso ou corre o risco de contaminar?

Tem risco. Talvez o problema seja o frio que está fazendo. Eu tentaria antes botar um aquecedor perto do fermentador e fazer alguns movimentos circulares para o fermento voltar a subir. Comigo isso já funcionou como uma beleza, tive bolhas a cada segundo.
Nao sei se é tarde para isso, mas vale tentar. Qual foi a atividade que você teve no começo? Bolhas a qual tempo? Será que chegou a fermentar?
Mais
10 anos 6 meses atrás #56606 por Sérgio Mariano
Teve pouquíssima atividade, não borbulhou em momento algum. Apenas vi pequenas bolhas, acredito que não tenha fermentado ou que a fermentação seja mínima. Vou abrir aí posto o resultado.

Revendo o processo, talvez tenha faltado aeração.
Mais
10 anos 6 meses atrás #56607 por Sérgio Mariano
Abri, realmente não consta nenhuma espuma, mas durante o período que observei notei algumas bolhas pequenas subindo.

O cheiro está normal, ainda dá pra notar o aroma do cascade.

E agora amigos, o que fazer? Passo pra panela e depois de sanitizado retorno ao fermentador e adiciono novo fermento ou apenas dou uma aerada e fecho por mais uns dias?
Mais
10 anos 6 meses atrás - 10 anos 6 meses atrás #56609 por Gustavo Silva
Acredito que deva colocar sim, pois com essa densidade ainda há açúcar fermentáveis. Se mesmo tendo açúcares a fermentação parou quer dizer que o fermento não está mais trabalhando.

Se colocar mais açúcar e não continuar a fermentação é bem provável que a sua leva tenha alguma contaminação.
Ultima edição: 10 anos 6 meses atrás por Gustavo Silva.
Mais
9 anos 8 meses atrás #61903 por Pedro Rizzi
Tive o mesmo problema. Irei comprar o fermento hoje e refermentar. É só jogar o fermento seco dentro ou é melhor hidratá-lo antes? Penso que o que fiz de errado foi ter agitado o primeiro fermento antes de colocá-lo no fermentador... :(
Tempo para a criação da página:0.349 segundos