Atividade quase zero no air lock... e agora?

Mais
10 anos 6 meses atrás #56599 por Sérgio Mariano
Fala galera,

Fiz minha primeira brassagem e aparentemente tudo correu bem, seguimos a risca a receita. Estou na fase de fermentação, hoje faz seis dias, porém quase não houve atividade no air lock, apenas algumas pequenas bolhas no inicio, hoje não há mais atividade nenhuma. Vi diversos vídeos e normalmente há uma atividade intensa, no meu nunca houve.

Fiz uma receita do Lamas de Pale Ale e o fermento é o US-05.

Medimos a densidade e está acima do esperado. O que faço? Alguma sugestão? Há como re-fermentar?

Ainda não abri e estou decidindo o que fazer, amanhã iria 10 dias pra maturação.
Mais
10 anos 6 meses atrás - 10 anos 6 meses atrás #56600 por Gustavo Silva
Bom, qual foi a OG medida? Faça uma medição da densidade agora e veja quanto tá. Pode ter saído bolhas de noite e você não notou. Já fiz uma cerveja que fermentou intensamente durante 9h e depois parou.

Você fez algum teste para ver se o fermentador está totalmente vedado? Por exemplo apertar a tampa para formar bolhas no airlock e depois soltar para ver se o líquido fica desnivelado ou não.

E sempre há como refermentar. Mesmo que ocorra algum problema a cerveja ainda estará contaminada com saccharomyces cerevisiae (a menos que você faça uma pasteurização). Então enquanto houver algum açúcar fermentável ela irá trabalhar. :)
Ultima edição: 10 anos 6 meses atrás por Gustavo Silva.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Flávio Vasconcelos, Sérgio Mariano
Mais
10 anos 6 meses atrás #56601 por Sérgio Mariano
A OG deu 1031 (1040 pelo refratômetro), o esperado era ente 1008-1016.

Apertando a tampa o líquido do air lock apenas sobe, não faz bolhas, ao soltar volta ao nível que estava.

Estou pensando em abrir, passar pra panela, lavar e sanitizar o fermentador, voltar pro fermentador, aerar novamente e deixar esse final de semana fermentando. Posso fazer isso ou corre o risco de contaminar?
Mais
10 anos 6 meses atrás #56602 por Gustavo Silva
Esse 1,031 foi a medida depois da fermentação? Se sim, realmente algo está errado.

E eu aconselho a fazer as medidas sempre com densímetro, é mais seguro.

Acredito que dê pra abrir e ver o que como está o mosto. Se estiver com a krausen (espuma densa) em cima eu sugiro fechar novamente o balde e esperar. Caso contrário, estando com densidade de 1,031 e sem a espuma, daria para fazer isso que você comentou, adicionando mais fermento.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Sérgio Mariano
Mais
10 anos 6 meses atrás #56603 por Sérgio Mariano
A densidade de 1031 foi medida hoje.

Mais tarde eu abro pra ver como está. Há realmente necessidade de adicionar mais fermento? E o que eu já coloquei, esse não age mais?
Mais
10 anos 6 meses atrás #56604 por Sérgio Mariano
Apenas uma correção o fermento usado foi o S-04 e não o US-05 como citei.
Tempo para a criação da página:0.357 segundos