Dúvidas Transferência Fermentador para o Maturador

Mais
10 anos 7 meses atrás - 10 anos 7 meses atrás #54536 por Renan RR
Olá pessoal, estou com uma dúvida, como a grana e o espaço de casa estão curtos, eu queria saber se posso usar uma alternativa na hora de passar a bera do fermentador para o maturador, eu queria passar ela para uma panela (a que fiz o mosto) lavar o fermentador e voltar ela para dentro dele e ai colocar para maturar.
Teria algum problema (desde que esteja tudo sanitizado) se eu fizer isso ?

Valeu
Ultima edição: 10 anos 7 meses atrás por Renan RR.
Mais
10 anos 7 meses atrás #54538 por Excluido Excluido
Se for maturar por menos de um mes pode deixar maturando no proprio fermentador com o fermento decantado mesmo, não tem problema nenhum! assim você evita qualquer problema de contaminação e oxidação. A chance de autolise em um periodo tao curto é praticamente nula...
Mais
10 anos 7 meses atrás #54539 por Marcelo Vodovoz
pois é, eu maturava no mesmo balde, mas qdo quis fazer dry-hopping tive que comprar outro balde(lúpulo e levedura nao são bons amigos), entao hoje em dia como tenho 2 baldes costumo fazer a transferência.
Mais
10 anos 7 meses atrás #54540 por Renan RR
Bruno, valeu pela resposta.
Mas se eu for deixar no mesmo balde não vai alterar a qualidade ?
Pergunto isso porque não sei se o fermento estraga ou pode alterar o sabor da bera.
Eu to fazendo 20 litros.

E se eu for manter no mesmo balde, eu preciso tirar a espuma (Ou o chamado krausen) quando for mudar a temperatura para maturar ?
Mais
10 anos 7 meses atrás #54549 por Excluido Excluido
É uma questao de mesmo. Se quiser manter no mesmo balde não precisa fazer nada a espuma e todo o fermento vao para o fundo do balde em alguns dias.

Se rolar de ler em ingles aqui tem bastante informação www.homebrewtalk.com/f163/secondary-not-...asheff-weigh-176837/

Abraço
Mais
10 anos 7 meses atrás #54550 por Renan RR
hehehe... beleza Bruno.
valeu cara.
Obrigado pelas dicas pessoal...

t+
Tempo para a criação da página:0.399 segundos