Temperatura ambiente para fermentação

Mais
10 anos 11 meses atrás - 10 anos 11 meses atrás #52891 por Marcelo Sampaio Rocha
Pessoal,
Obrigado mesmo pela ajuda! Já fiz muitas mudanças nos planos e agora tenho mais chances de melhorar as cervejas fabricadas.
Tenho uma outra dúvida, o fermento que vou usar é o Fermento Workhorse Beer M10. Na descrição dele diz que "é um fermento que serve para absolutamente qualquer tipo de cerveja ..." e uma das sua caracteristicas é :
Temperatura de fermentação: de 15 a 20 graus celsius (para lagers) e de 20 a 32 graus celsius (para todas as outras possibilidades).
Então, no meu caso, ao utilizar este fermento tentando fazer uma larger e não tendo o controle de 15 a 20 graus , não conseguirei o objetivo, mas, irei ter um outro tipo de cerveja que esteja acima de 20 graus?
agradeço novamente.
Ultima edição: 10 anos 11 meses atrás por Marcelo Sampaio Rocha. Razão: erro ortografia.
Mais
10 anos 11 meses atrás - 10 anos 11 meses atrás #52911 por Marcelo Vodovoz
josé otávio:
1) acho q é isso mesmo.
2) vc falou em fazer dry-hopping, como vai fazer? vou te dizer como eu faço: fermento a cerveja num balde(para saber se terminou a fermentação o ideal é medir a densidade num intervalo de 2 dias, se a densidade nao se alterar é pq deve ter acabado a fermentação primária). entao eu começo a abaixar a temperatura(uns 3 ou 4 graus por dia) até ficar uns 2 dias a 2 graus celsius, assim o fermento vai decantar, aí transfiro pra outro balde onde adiciono o lúpulo de dry hopping e deixo uma semana a uns 18 graus, isso já é a maturação, nao faço outra maturação alem do tempo de dry-hopping, entao faço novamente o processo de baixar a temperatura gradualmente pra decantar o lúpulo e etc. e transfiro de balde novamente pra fazer o priming.
3)eu deixo em temperatura ambiente por 2 semanas, vc só nao pode deixar as garrafas abaixo da temperatura de fermentação.
Ultima edição: 10 anos 11 meses atrás por Marcelo Vodovoz.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: José Otávio Cavalcanti Brito
Mais
10 anos 11 meses atrás #52915 por José Otávio Cavalcanti Brito
Obrigado, Marcelo.
Eu tava pensando em fazer mesmo como vc falou... A única coisa seria colocar o lúpulo do Dry-hopping nos últimos 3 dias da maturação...
Mas, pensando bem, acho que deixar uma semana deve adicionar mais aroma à cerveja.
Sem querer abusar, mas já abusando...
Vc faz o priming no balde ou coloca direto nas garrafas???
Se eu usar um balde eu posso/devo mexer a "calda de açúcar" com a cerveja, para depois engarrafar?
Mais
10 anos 11 meses atrás #52917 por Marcelo Vodovoz

José Otávio Cavalcanti Brito escreveu: Obrigado, Marcelo.
Eu tava pensando em fazer mesmo como vc falou... A única coisa seria colocar o lúpulo do Dry-hopping nos últimos 3 dias da maturação...
Mas, pensando bem, acho que deixar uma semana deve adicionar mais aroma à cerveja.
Sem querer abusar, mas já abusando...
Vc faz o priming no balde ou coloca direto nas garrafas???
Se eu usar um balde eu posso/devo mexer a "calda de açúcar" com a cerveja, para depois engarrafar?

faço no balde mesmo, misturo um pouco com a pá sanitizada, há alguma diferença entre as garrafas no final, mas mto pouca, nunca tive nenhuma garrafa sem carbonatação ou que tenha estourado por causa de primming(só por contaminação, mas aí estouraram qse todas). entao já fica mais uma dica, sanitizar mto bem todas as peças dos baldes.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: José Otávio Cavalcanti Brito
Mais
10 anos 11 meses atrás #53431 por Victor Zamprogne
Eu também estou num dilema. Está tudo pronto aqui pra fazer a primeira leva, mas pesquisando sobre os fermentos fiquei meio desanimado. Aqui em Vitória está fazendo 28º dentro de casa...rs. Vejo muito gente falar em "temperatura ambiente" mas aqui ta tenso. Vi que o fermento que eu vou, o S-05 trabalha entre 11º e 24º. A temperatura mais baixa que eu registrei em casa foi 27,8º, e a geladeira está registrando 9º. Estou com receio de deixar fora e perder a cerveja. Alguma sugestão?
Mais
10 anos 11 meses atrás #53436 por Excluido Excluido
Eu deixo o fermentador dentro de um cooler com garrafas pet congeladas, e troca as garrafas 2 vezes por dia, e deixo o cooler no lugar mais fresco da casa... tem rolado tranquilo e com boa estabilidade de temperatura
Tempo para a criação da página:0.376 segundos