- Postagens: 2272
- Obrigados Recebidos: 392
Isidore, acho que isso que vc está falando faria sentido se as notas do ranking fossem mais técnicas e mais criteriosas, como num campeonato. Mas, no fim das contas, esse é um ranking amador, e as notas não devem ser pensadas com tanto rigor. Eu considero que todas as cervejas num espectro de 0.5 ponto de variação no ranking (por exemplo, entre 3.5 e 3.9) estão tecnicamente empatadas, porque as avaliações não são precisas o suficiente para esse tipo de comparação mais miúda.Isidore Ducasse escreveu: Por isso, quando se pensa no longo prazo, numa longa lista de cervejas e num sentido para a avaliação, a possibilidade de variar mais a nota evitaria problemas de muitos empates no futuro (cervejas com notas iguais e com muita diferença em todos os quesitos).
Perfeita a dica Alexandre! Obrigado! Como cheguei há pouco tempo, fiquei realmente com a impressão de que a proposta do brejas era mais técnica e menos amadora. Acho que vou, finalmente, começar a soltar meus 5 na aparência sem peso na consciência! abs e obrigado mais uma vez!Alexandre Marcussi escreveu: Isidore, acho que isso que vc está falando faria sentido se as notas do ranking fossem mais técnicas e mais criteriosas, como num campeonato. Mas, no fim das contas, esse é um ranking amador, e as notas não devem ser pensadas com tanto rigor. Eu considero que todas as cervejas num espectro de 0.5 ponto de variação no ranking (por exemplo, entre 3.5 e 3.9) estão tecnicamente empatadas, porque as avaliações não são precisas o suficiente para esse tipo de comparação mais miúda.
Pense só: numa breja avaliada por, digamos, 8-10 pessoas, se uma só não gostou e deu nota baixa por qualquer motivo que seja (às vezes até porque tomou em más condições), já pode jogar a nota para baixo consideravelmente e prejudicar a cerveja na comparação com as outras.
O estilo é só um guia, não uma definição precisa e estática. Ele serve pra se ter uma noção do que é aquela cerveja, mas não é uma definição do que é aquela cerveja. Se a gente gosta de uma cerveja o que importa se ta perfeitamente condizente com o estilo?MARCELO RICARDO MONICH escreveu: Claudinei, entendo que nesse caso deve prevalecer o que diz o estilo e não o gosto pessoal.
Muita carbonatação pode gerar mais espuma e, caso o estilo não peça, na verdade pode ser um erro na fabricação.
Pelo menos eu penso assim.
Atualmente, eu avalio por uma percepção geral do que eu espero da aparência daquele estilo. Minha pergunta é: "esta é uma [estilo X] bonita?" Por exemplo, se vou abrir uma barleywine inglesa, não estou esperando creme, e mesmo assim posso achar a cerveja muito bonita e pontuar o máximo. Aliás, matizes de cor adequadas, transparência, brilho e textura visível podem ser tão importantes para mim quanto espuma, dependendo do estilo.Claudinei escreveu: Quanto a aparência, o que mais valorizo nesse quesito é a formação e consistência/duração da espuma. [...] Ok, alguém pode argumentar até com justiça que alguns estilos produzem pouca ou nenhuma espuma, como as lambics, e que isso deve ser levado em conta.
Copyright ® 2007-2024 BREJAS - Todos os Direitos Reservados