Deixe aqui suas críticas e sugestões sobre o site BREJAS. O que você acha que precisa melhorar, novas funcionalidades esperadas, coisas que você gosta e que não gosta.

Dificuldade em dar nota em aparência

Mais
12 anos 3 meses atrás #40110 por Alexandre Almeida Marcussi

Isidore Ducasse escreveu: Por isso, quando se pensa no longo prazo, numa longa lista de cervejas e num sentido para a avaliação, a possibilidade de variar mais a nota evitaria problemas de muitos empates no futuro (cervejas com notas iguais e com muita diferença em todos os quesitos).

Isidore, acho que isso que vc está falando faria sentido se as notas do ranking fossem mais técnicas e mais criteriosas, como num campeonato. Mas, no fim das contas, esse é um ranking amador, e as notas não devem ser pensadas com tanto rigor. Eu considero que todas as cervejas num espectro de 0.5 ponto de variação no ranking (por exemplo, entre 3.5 e 3.9) estão tecnicamente empatadas, porque as avaliações não são precisas o suficiente para esse tipo de comparação mais miúda.

Pense só: numa breja avaliada por, digamos, 8-10 pessoas, se uma só não gostou e deu nota baixa por qualquer motivo que seja (às vezes até porque tomou em más condições), já pode jogar a nota para baixo consideravelmente e prejudicar a cerveja na comparação com as outras.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
12 anos 3 meses atrás #40111 por Isidore Ducasse

Alexandre Marcussi escreveu: Isidore, acho que isso que vc está falando faria sentido se as notas do ranking fossem mais técnicas e mais criteriosas, como num campeonato. Mas, no fim das contas, esse é um ranking amador, e as notas não devem ser pensadas com tanto rigor. Eu considero que todas as cervejas num espectro de 0.5 ponto de variação no ranking (por exemplo, entre 3.5 e 3.9) estão tecnicamente empatadas, porque as avaliações não são precisas o suficiente para esse tipo de comparação mais miúda.
Pense só: numa breja avaliada por, digamos, 8-10 pessoas, se uma só não gostou e deu nota baixa por qualquer motivo que seja (às vezes até porque tomou em más condições), já pode jogar a nota para baixo consideravelmente e prejudicar a cerveja na comparação com as outras.

Perfeita a dica Alexandre! Obrigado! Como cheguei há pouco tempo, fiquei realmente com a impressão de que a proposta do brejas era mais técnica e menos amadora. Acho que vou, finalmente, começar a soltar meus 5 na aparência sem peso na consciência! abs e obrigado mais uma vez!

Renzo N. Margotto
Mais
12 anos 3 meses atrás #40112 por Claudinei  
De fato, este é um ranking amador, não devemos ser tão rigorosos com a "tecnicidade" da coisa. Minhas avaliações, por exemplo, são meramente amadoras, não acredito que estaria qualificado para compor um júri especializado.

Quanto a aparência, o que mais valorizo nesse quesito é a formação e consistência/duração da espuma. Já dei nota máxima de aparência para várias strong ales belgas com espuma exuberante e abundante. Lembrando que a formação e consistência/duração da espuma depende também da forma como você despeja o líquido no copo.

Ok, alguém pode argumentar até com justiça que alguns estilos produzem pouca ou nenhuma espuma, como as lambics, e que isso deve ser levado em conta. Isso, porém, não deixa de ser passível de um certo questionamento a meu ver, e acaba caindo numa discussão: como estabelecer um limite entre a impressão/satisfação pessoal e as características esperadas para o estilo em uma avaliação?
Mais
12 anos 3 meses atrás #40154 por MARCELO RICARDO MONICH
Claudinei, entendo que nesse caso deve prevalecer o que diz o estilo e não o gosto pessoal.
Muita carbonatação pode gerar mais espuma e, caso o estilo não peça, na verdade pode ser um erro na fabricação.
Pelo menos eu penso assim.
Mais
12 anos 3 meses atrás #40165 por Paul K
Respondido por Paul K no tópico Dificuldade em dar nota em aparência

MARCELO RICARDO MONICH escreveu: Claudinei, entendo que nesse caso deve prevalecer o que diz o estilo e não o gosto pessoal.
Muita carbonatação pode gerar mais espuma e, caso o estilo não peça, na verdade pode ser um erro na fabricação.
Pelo menos eu penso assim.

O estilo é só um guia, não uma definição precisa e estática. Ele serve pra se ter uma noção do que é aquela cerveja, mas não é uma definição do que é aquela cerveja. Se a gente gosta de uma cerveja o que importa se ta perfeitamente condizente com o estilo?

A gente bebe pra aproveitar e não pra fazer uma análise de acordo com as normas BJCP ou sei lá o que. Se fosse assim daria pra inventar uma máquina de prova que testasse todas as características de uma cerveja de acordo com o estilo definido pela Associação Do Sei Lá O Que e assim evitar a interferência humana e toda sua subjetividade.

Estilos muito precisos são pra máquinas, não pra homens.
Mais
12 anos 3 meses atrás #40166 por Alexandre Almeida Marcussi

Claudinei   escreveu: Quanto a aparência, o que mais valorizo nesse quesito é a formação e consistência/duração da espuma. [...] Ok, alguém pode argumentar até com justiça que alguns estilos produzem pouca ou nenhuma espuma, como as lambics, e que isso deve ser levado em conta.

Atualmente, eu avalio por uma percepção geral do que eu espero da aparência daquele estilo. Minha pergunta é: "esta é uma [estilo X] bonita?" Por exemplo, se vou abrir uma barleywine inglesa, não estou esperando creme, e mesmo assim posso achar a cerveja muito bonita e pontuar o máximo. Aliás, matizes de cor adequadas, transparência, brilho e textura visível podem ser tão importantes para mim quanto espuma, dependendo do estilo.

Mas você precisa ter um certo repertório de experiências com aquele estilo para poder fazer isso. Senão, realmente o adequado seria julgar de acordo com algum guia. Posso citar como exemplo a Biertruppe Vintage: a carbonatação da cerveja foi propositadamente pensada para que ela não fizesse espuma no copo. E aí, se você não conhece o estilo, pode julgar mal uma característica que foi planejada pelo produtor por um motivo específico.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Tempo para a criação da página:0.447 segundos