- Postagens: 14
- Obrigados Recebidos: 0
Isidore Ducasse escreveu: Como newbye no site e na degustação, tenho encontrado muitas dificuldades em avaliar a aparência de 0 a 5. Tenho notas que variam de 2 a 4, mas tenho muito receio de soltar o 5 com menos de 30 cervejas avaliadas, pois se no futuro, quando estiver lá na minha minha avaliação 300, por exemplo, posso encontrar uma com aparência muito melhor e não poderei dar nota 6.
Assim, creio que dentre as que já avaliei e dei nota 4, se eu fosse precisar, teria de 4.0 até 4.7 se eu pudesse fracionar a nota.
Como a quantidade de cervejas existentes para avaliar é muito grande e a diferença de aparência é muito maior do que apenas 5 níveis, a sugestão seria que pudéssemos fracionar a nota, ou então que a pontuação do quesito fosse ampliada para 10 ou 20 pontos.
No caso da sensação, que também vai de zero a 5, não senti a mesma dificuldade.
Saudações e parabéns pelo belíssimo site!
Entendo, e acho perfeito os quesitos terem valores diferentes. A questão que tô colocando é outra, pois não faz diferença vc dar uma nota de 0 a 5 ou de 0 a 20, porque na fórumla final, tudo vira peso. Tipo... Vc dá uma nota de 0 a 20 e no cômputo final ela é dividida por 4 para dar no máximo 5 (que é a nota máxima atual), o que faria obter o mesmo efeito de dar uma nota fracionada (tipo dar uma nota 4,6, por exemplo).André Rodrigues escreveu: Isidore,
Acredito que o quesito aparência vá de 1 a 5 pra "Pesar" menos na nota final.
Como as nota geral da breja é a soma dos quesitos apresentados, o item aparência não poderia ter a mesma relevância que "sabor"(0 a 20) ou mesmo Aroma (0 a 10).
Obrigado! É uma boa medida!Gil Lebre Abbade Franco escreveu: Eu costumo avaliar da seguinte forma:
0 e 1 são notas que nunca dei e creio que nunca darei a uma apresentação, a não ser que uma Stout apresente uma cor azul, por exemplo.
Eu costumo dar 2 ou 3 quando não está muito condizente ao estilo, se apresentou turbidez ou sedimentos para um estilo que deveria ser límpido e brilhante, ou se a espuma deixou a desejar caso devesse ser acintosa, como exemplos.
Nota 4 vai para quando ela ficou totalmente próxima do esperado e o 5 vai para algum a mais que ela apresente na espuma, como alta retenção e consistência, renda belga, ou as lágrimas que o líquido deixa no copo quando das cervejas mais licorosas, viscosas.
Copyright ® 2007-2024 BREJAS - Todos os Direitos Reservados